Monitoramento do Projeto Agentes de Leitura 2013

6 de junho de 2013 - 14:42

 

Nas semanas de 15 a 19 e de 22 a 29 de abril deste ano foram realizadas visitas de monitoramento do Projeto Agentes de Leitura, em 17 municípios do Ceará e formação dos Agentes selecionados no Edital Bolsas Agentes de Leitura 2013.

Durante essas visitas, a equipe de coordenação do Projeto se reuniu com os coordenadores de cada município, responsáveis pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas e avaliação dos agentes de leitura em suas localidades, durante o ano de 2012. Foram apresentadas, além disso, as metas do Projeto para 2013.

Planilha relacionando dados coletados pelos agentes de leitura de atividades desenvolvidas em 2012, foi apresentada na ocasião, visando sensibilizar os municípios, no sentido de ampliar o número de leitores nas localidades atendidas pelo Projeto.

As reuniões tiveram o propósito adicional de fazer a entrega do material didático para os agentes de leitura, os testes de proficiência e as fichas para recadastramento das famílias atendidas, além de exemplares do livro “Estudo de Linguagem”, de autoria da professora Ana Maria Iório Dias, para subsidio dos agentes de leitura, no planejamento de atividades direcionadas às famílias leitoras.

Atuando em 927 localidades e conseguindo beneficiar 32.534 pessoas, em 41 municípios, no ano passado, o Projeto Agentes de Leitura está presente, este ano, em 43 municípios das várias regiões do Ceará.

A coordenação geral teve a oportunidade de comprovar, com as visitas, o nível de inovação dos municípios no atendimento as famílias leitoras, considerando a diversidade das programações apresentadas. São exemplos disso os municípios de Salitre, que promoveu, no mês de abril, para os adolescentes atendidos pelo projeto, gincanas literárias; Antonina do Norte, que realizou o I Encontro de Famílias Leitoras, como parte da programação comemorativa da semana de sua emancipação política; Assaré, com uma série de atividades no CRAS e Miraíma que executa o Projeto Reciclagem.