Sobral será a próxima cidade a sediar o EntrePontos 2013

29 de maio de 2013 - 14:34

Com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, entre os dias 03 e 09 de junho, a cidade de Sobral (CE) recebe o EntrePontos 2013 – Programa Integrado para os Agentes de Cultura do Ceará. O município da Região Norte, e ainda Tauá e mais duas cidades do interior cearense sediam uma série de quatro encontros para o público interessado em gestão cultural. A formação é um dos eixos estruturantes da Feira da Música, que este ano assume um novo formato: um Programa continuado de ações por todo o ano, e não mais apenas um evento.

O objetivo do EntrePontos é contribuir para a qualificação e fortalecimento do setor cultural, através da integração e formação das pessoas envolvidas na gestão, desenvolvimento e administração de empreendimentos culturais. É direcionado para artistas, músicos, produtores, técnicos, gestores culturais, empresários, estudantes e demais interessados em linguagens artísticas e áreas afins. Durante uma semana, os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos em rodas de conversa e grupos de trabalho divididos em três áreas: Produção Cultural e Gestão de Coletivos, Técnica em Eventos e Comunicação. A programação também inclui rodas de conversa com convidados para discutir assuntos como georreferenciamento, micro-crédito, empreendedorismo individual e gestão da Cultura e de coletivos. As atividades encerram-se no sábado (9) com um laboratório prático: a realização de um evento cultural onde os participantes poderão aplicar, na prática, o conhecimento adquirido durante a semana.

No primeiro semestre do ano, o EntrePontos é realizado nas cidades de Tauá e Sobral, em maio e junho respectivamente. Já em setembro e outubro mais dois municípios do interior cearense, ainda em definição, sediam o projeto. O acesso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio através de formulário online e de formulário impresso disponível na Casa de Cultura, no Centro de Convenções e na Escola de Música de Sobral.

Haverá seleção prévia de participantes, realizada pela equipe do programa, cujo resultado será divulgado no domingo (2), através do site e da página do EntrePontos no Facebook. Realizado pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc), Casa Fora do Eixo Nordeste e Universidade Livre Fora do Eixo, o EntrePontos tem apoio do Governo do Estado do Ceará e parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Coordenadoria de Juventude, e com o Coletivo Ocuparte.

Grupos de Trabalho

• GT1 – Produção Cultural: serão abordadas as etapas de produção, desde a idealização do projeto (preparação), visita técnica (pré-produção), produção em campo, até a prestação de contas (pós-produção);

• GT2 – Comunicação: serão apresentados os processos e as ferramentas para divulgação e cobertura de ações, através de veículos próprios (site, redes sociais) e externos (rádios, TVs);

• GT3 – Técnica em Eventos: serão abordadas as necessidades técnicas básicas para execução de um evento – dimensionamento de estrutura, sonorização, iluminação e energia.

EntrePontos – Formação em gestão cultural em Sobral

Data: 03 a 09 de junho

Horários: 14h às 20h

Local: Faculdades Inta (Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 359 – bairro Dom Expedito Lopes – Sobral/CE)