Sociólogo francês Bernard Lahire palestra nesta sexta-feira (31) no Dragão do Mar

28 de maio de 2013 - 11:56

Nesta sexta-feira (31), a partir das 19h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o sociólogo francês Bernard Lahire, considerado um dos principais discípulos de Pierre Bourdieu, ministrará a palestra “Viver e Interpretar o Mundo Social: para que serve o ensino da Sociologia?”. A conferência integra a programação do 3º Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), evento nacional promovido pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir os rumos da disciplina de Sociologia na escola, assim como a formação do professor e o papel da universidade no processo educacional.

O ENSEB deste ano, que chega à sua terceira edição, discutirá o papel da Universidade na formação de profissionais que lidem com os desafios postos no século XXI, com o tema central “A Juventude e o Ensino Médio”.

Participam do encontro professores universitários de todo o país, estudantes de licenciatura de universidades públicas e privadas, e professores da rede básica de todo o território nacional. O acesso à palestra é livre, mas as inscrições para quem deseja participar de todas as atividades do Encontro podem ser feitas pelo site www.eneseb.com.br.

O palestrante

Bernard Lahire é professor de Sociologia na Escola Normal Superior de Lyon. Desenvolveu uma teoria da ação disposicionalista e contextualista, que contribui para especificar e qualificar a teoria dos campos (a partir do conceito de “jogo social”) e provocar uma reflexão epistemológica sobre as Ciências Sociais e seu papel social. Foi professor visitante na Universidade de Berkeley, Califórnia; professor convidado da Universidade de Lausanne e da Universidade de Genebra, Suíça; na Universidade de Louvain-la Neuve, Bélgica; na Universidade Nacional de Plata, Argentina; no IUPERJ, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/Universidade Cândido Mendes, e na Universidade de Juiz de Fora, Brasil.

Serviço

Palestra de Abertura do Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica – “Viver e Interpretar o Mundo Social: Para que Serve o Ensino de Sociologia?” com Bernard Lahire (Lyon)

Data: 31 de maio de 2013

Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura