Exposição Livros Mínimos na domingueira do TJA

24 de maio de 2013 - 14:03

No próximo domingo (26), no Theatro José de Alencar, acontece a exposição Livros Mínimos. Uma exposição com cerca de 30 exemplares diferentes em pequenos formatos, todos feitos a mão. Uma programação gratuita, voltada para todas as idades.

Saquinhos de chá antigos (com mais de 30 anos), fragmentos de tecido, papel, flores e folhas são alguns dos materiais utilizados na confecção dos Livros Mínimos da artista plástica Alba Alves. Todos produzidos manualmente, com o cuidado e a delicadeza de quem manuseia uma verdadeira obra de arte. Cada livro é único, pensado conforme o material utilizado, sempre material que normalmente é descartado pela população.

A riqueza dos Livros Mínimos de Alba Alves está também no texto. São pensamentos árabes, chineses, de sábios e poetas do mundo inteiro, pesquisados ao longo da vida em bibliotecas e sebos públicos e particulares. Nada é extraído da internet. É tudo fruto de muita pesquisa em obras muitas vezes raras.

São cerca de 30 livros, de 3x3cm a 12x6cm, todos desenhados e escritos a mão pela artista, que também é calígrafa.

A DOMINGUEIRA

A partir das 14h, de hora em hora, até às 17h, a advogada Vilani Barbosa, uma conhecedora da flora do Centro de Fortaleza, conduz a Visita Guiada ao Jardim do TJA. Apaixonada por plantas, ela apresenta a riqueza das mais de 40 espécies nativas de vários continentes, harmonicamente dispostas, como suas preciosidades terapêuticas e medicinais, por exemplo. É uma visita que passa pelo teatro-monumento, mas a ênfase é no jardim.

Das 16h às 19h, também no Jardim do TJA, acontece a programação Café com Livros, que nesta Domingueira conta com a exposição Livros Mínimos e apresenta ao público publicações da Secretaria da Cultura do Ceará.

ESPETÁCULO NO ANEXO

Também tem espetáculo neste domingo, 26, no Theatro José de Alencar. A Caravana Tragos apresenta “Seca Flor” às 19 horas na Sala de Teatro, localizada no Anexo do TJA. Ingressos: R$ 5 e 10. 14anos. 60min. 90 lugares.

Theatro José de Alencar: Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza. Tel: (85)3101.2583.