Oficina de Implementação do Sistema Nacional de Cultura no Ceará

23 de maio de 2013 - 14:42

A Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura e a Representação Regional Nordeste (RRNE / MinC), em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de Ceará, deu início, na última quarta-feira (22), à Oficina de Implementação do Sistema Nacional de Cultura. O evento ocorreu no Auditório do Centro Dragão do Mar.

Durante a abertura, o representante da Regional Nordeste do Minc, Fernanda Matos, destacou que as oficinas representam um grande diálogo, uma troca de experiências, etapa fundamental para construção do Sistema Nacional de Cultura”, “É uma ferramenta para consolidar a cidadania e a democracia cultural no Brasil.”, completou.

A oficina foi criada pedagogicamente no ano passado, com intuito de ser um suporte para os municípios. Para representante da Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará,.Suyanne Pinheiro, “a importância do evento é ver as três esferas do poder unidos para fortificar e esclarecer a sociedade civil sobre o SNC”.

A oficina segue até o dia 24 e abordará os temas: Marcos Legais, Como aderir ao SNC e quais compromissos são pactuados ao assinar o acordo, Como o componente do SNC dialoga com o outro e o Preenchimento do Plano de Trabalho. Em 2013, 18 estados do Brasil serão visitados e, no próximo ano, a meta é ir a todos, inclusive ao interior dos estados, para que seja possível uma maior aproximação dos municípios.

Estiveram presentes ainda o secretário Adjunto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Eduardo Fideles, Pedro Ortale, representante do Minc; e Nilde Ferreira, representante da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Oficina de Implementação do Sistema Nacional de Cultura

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema – Fortaleza, CE

Datas e horário: dias 22, 23 e 24 de maio, à partir das 9h

Informações: (81) 3117.8430 – Representação Regional Nordeste do MinC ou (61) 2024.2332, (61) 2024.2287, (61) 2024.2330, (61) 2024.2328 – Secretaria de Articulação Institucional – Coordenação de Institucionalização e Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura.