Orcec apresenta o Concerto da Amizade na Série Oficial

17 de maio de 2013 - 14:22

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho apresenta ao público, no programa Música Instrumental em Concerto, da Série Oficial de maio, o peso de uma formação sinfônica. Em noite dedicada ao “Concerto da Amizade”, a Orcec recebe de forma voluntária músicos de sopros e percussão para, somados às cordas, mostrarem todo o esplendor da música erudita desenvolvida no Ceará. O Palco Principal do Theatro José de Alencar acolhe o concerto no próximo dia 30 de maio, às 19h30, sob a regência do maestro Arthur Barbosa. A entrada é franca.

O programa, preparado especialmente para o momento, traz peças marcantes da história da música, tais como L’Arlésienne, Suite Nº 2 (IV – Forandole), de George Bizet, Abertura (Coriolano) Op. 62 (I – Allegro com brio), de Ludwig van Beethoven, e Danúbio Azul Valsa Op. 314, de Johann Strauss. O ponto alto, no entanto, promete ser o Concerto Op. 35 in D Maior (I – Allegro moderato – Moderato assai (D major); II – Canzonetta – Andante (G minor); III – Finale – Allegro vivacissimo (D major), de Piotr Tchaikovsky.

Composto na primavera de 1.878, o concerto foi inicialmente dedicado ao violinista Leopold Auer, considerado por Tchaikovsky um dos maios virtuosos professores e violinistas da época. Entretanto, Auer recusou-se a tocar a peça por considerá-la intocável. O compositor, então, mudou a dedicatória para Aldolf Brodski, que a interpretou na estreia, em 4 de dezembro de 1.881, na cidade de Viena, na Áustria.

Para interpretar o solo da peça de Tchaikovsky no Concerto da Amizade, a Orcec traz a Fortaleza, pela segunda vez, o violinista Emmanuelle Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp). O músico italiano, premiado internacionalmente, é um dos fundadores do Quarteto Osesp, no qual desempenha a função de 1º violino.

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste programa, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.

Concerto da Amizade

Data: 30 de maio