Grupo Sobrevento (SP) realiza oficina “Teatro de Objetos e Identidade” no TJA

12 de abril de 2013 - 12:38

O GRUPO SOBREVENTO, um dos mais destacados grupos brasileiros de teatro de bonecos, reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no campo do Teatro de Animação, realiza a Oficina Teatro de Objetos e Identidade, nos dias 20 e 21 de abril, sábado e domingo, das 14h às 17h, no Theatro José de Alencar.

Coordenada por Sandra Vargas, uma das fundadoras do SOBREVENTO e curadora do FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos, a oficina pretende apresentar princípios básicos do Teatro de Objetos, técnica pouco difundida no Brasil. A ideia é propor caminhos que permitam ao ator dar uma função poética ao objeto sem transformar a sua natureza. Por meio de improvisações com o tema Identidade e valendo-se do uso de metáforas, figuras de linguagens e associações de ideias, o aluno poderá descobrir as possibilidades do Teatro de Objetos e experimentar a construção de uma dramaturgia pessoal.

A oficina integra o Projeto SOBREVENTO 25 ANOS: OBJETOS E IDENTIDADE, patrocinado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O Projeto está sendo desenvolvido desde meados de 2011 e viabilizou a pesquisa do grupo, que envolveu intercâmbios com alguns dos mais relevantes e provocadores artistas envolvidos com o Teatro de Objetos no mundo e culminou com a criação do espetáculo SÃO MANUEL BUENO, MÁRTIR, que será apresentado nos mesmos dias e local em que a oficina acontecerá.

O Grupo Sobrevento

O SOBREVENTO é um Grupo de Teatro profissional, formado em 1986, que busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação. É reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. O Grupo tem, hoje, dez espetáculos em repertório – destinados a diferentes públicos e espaços – com os quais ganhou alguns dos Prêmios mais importantes do país. Em suas andanças, viajou por todo o Brasil, do Acre ao Rio Grande do Sul, e apresentou-se em mais de uma centena de cidades não só do Brasil, mas também da Espanha, Irlanda, Escócia, Argentina, Chile, Colômbia, Angola, Suécia, Estônia, México e Irã.

Serviço

Oficina TEATRO DE OBJETOS E IDENTIDADE com o Grupo Sobrevento (SP)

Data: 20 e 21 de abril

Horário: das 14h às 17h

Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)

Inscrição

Presencial no Theatro José de Alencar (Rita ou Bruno)

20 vagas

Gratuita

Contato:

(85)3101.2583 ou 3101.2567

E-mail: info@sobrevento.com.br