Arquivo Público lança reedição do livro Nos Tempos do Látegos e Grilhões: memória sobre a Cadeia Pública de Fortaleza – 1931

18 de março de 2013 - 14:34

“O passado precisa ser reaberto”. Foi com esta afirmação que Marcio Porto, diretor do Arquivo Público, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, iniciou a apresentação do lançamento da 3ª edição do livro Nos Tempos do Látegos e Grilhões: memória sobre a Cadeia Pública de Fortaleza – 1931, do autor Porfírio de Lima Filho. O evento, que ocorreu no Theatro José de Alencar, na última sexta-feira (15), contou com a presença do secretário Francisco Pinheiro, do prof. Marcos Bretas e do prof. Francisco Linhares.

Pinheiro falou sobre o Sistema Estadual de Documentação e Arquivo, que visa implementar uma série de ações que permita os mais diversos arquivos terem acesso informações sobre como preservar e organizar acervos documentos, além de promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas. Segundo ele, a ação irá possibilitar o acesso dos pesquisadores, além de salvar acervos do interior do Estado.

Quanto à importância obra, Bretas, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, afirma que “não temos livros como esse no Brasil, um livro que o diretor da prisão resolveu mexer em papéis velhos que nunca chegaram ao arquivo”. Como lembra Prof. Linhares, “o livro é extremamente raro. Passaram-se 10 anos entre a 1ª e a 2ªedição”, que dessa vez conta com 300 exemplares.

No mesmo dia, pela manhã, ocorreu uma palestra sobre o livro no auditório do Quartel do Comando Geral da PMCE, com o prof. Marcos Luiz Bretas, que possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, doutorado em História – The Open University e pós-doutorado na Université de Lille 1. Ele atua principalmente nos temas polícia, crime e prisão e tem livros publicados sobre o assunto como A Guerra das Ruas, História das Prisões no Brasil, Ordem na Cidade, dentre outros.