Concurso para Jovens Compositores Cearenses

15 de março de 2013 - 15:09

Com o objetivo de estimular a produção artística, no âmbito do desenvolvimento da música de concerto no Ceará, a Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC) está lançando o I Concurso Orcec para Jovens Compositores Cearenses. Com inscrições abertas até 31 de maio, a seleção vai oferecer aos jovens compositores cearenses a oportunidade de ter sua obra gravada, divulgada e executada pela Orcec na presente temporada de concertos.

Estão aptos a participar do concurso candidatos nascidos no estado do Ceará e residentes no Brasil com idade até 35 anos completos, na data da inscrição, salvo membros da Orcec e respectivos parentes. Os interessados devem encaminhar à AACC a ficha de inscrição preenchida, três cópias impressas da partitura confeccionada em meio digital e três cópias do áudio da obra em CD, nos formatos midi, mp3 ou wav.

Cada candidato só poderá concorrer com uma inscrição, que será subtida às fases de avaliação eliminatória e classificatória. A composição deverá ser inédita, não tendo sido estreada ou publicada até a finalização do concurso, ter duração máxima de 8 minutos, e deverá ser escrita para formação de Câmara, não poderão exceder a formação da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, que possui sete Violinos I, seis Violinos II, quatro Violas, cinco Violoncelos e três Contrabaixos.

Serão três as composições consideradas vencedoras, que receberão certificado da Orcec, serão gravadas no próximo CD da orquestra e lançadas oficialmente em concerto ainda na atual temporada. A banca examinadora será composta de três músicos de reconhecida competência, a serem indicados pela Comissão Artística Colegiada da Orcec.

Para o maestro Arthur Barbosa, existe uma lacuna muito grande a ser preenchida no Brasil no que diz respeito a concursos que estimulem as jovens mentes criadoras de música acadêmico-orquestral. “Na Europa e nos Estados Unidos, assim como a pesquisa cientifica é bastante incentivada, também há preocupação em dar oportunidades para que os jovens criadores de arte sejam conhecidos pelo que fazem, proporcionando, por meio de concursos e mostras, oportunidades ímpares para o fomento da criação”, destacou.

O regente, que também é compositor reconhecido internacionalmente, considera esse um caminho importante a ser seguido no âmbito da música de concerto cearense. “Nós decidimos promover o concurso para que jovens do Estado do Ceará que desenvolvem trabalhos com composição tenham uma oportunidade real de mostrar seu trabalho, sentindo-se valorizados. O Ceará, berço de Alberto Nepomuceno, Paurillo Barroso e Eleazar de Carvalho, nos brindará com novos talentos e este concurso dará oportunidade ao público de conhecer esta nova geração de artistas criadores”.

O regulamento do concurso e todo o material anexo estão disponíveis no site da Orcec (www.orquestra-ce.org.br). A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, sob a regência do maestro Arthur Barbosa, é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Regulamento e Ficha de Inscrição

AACC: 85 3252.3378