Theatro José de Alencar apresenta espetáculo “Loa”

13 de março de 2013 - 14:49

 

Hoje, 13, e amanhã, 14, no Theatro José de Alencar, acontece o espetáculo teatral “Loa”, com texto de Ricardo Guilherme e direção de Ghil Brandão. Inspirado nas personas do cortejo do maracatu, o espetáculo dramatiza de forma épica, poética e musical uma narrativa com foco na cultura afro-cearense. O espetáculo teatral “Loa” evidencia o diálogo entre Maracatu e a cidade de Fortaleza, cartografando os temas, os gestos, as vocalidades, enquanto matrizes antropológicas da cultura africana. 

A dramaturgia de Ricardo Guilherme ao provocar uma nova leitura de símbolos e vozes que compõem o imaginário dos brincantes do maracatu, motiva-nos a uma discussão dos significados culturais, sociais e políticos que o maracatu suscita, em sua dimensão sócio-cultural para a cidade, que se torna agente e receptora da produção. “Loa” evoca o tempo de agora. É percurso e incursão em outras linguagens, em experimentos/entremeios como instalação videográfica que cartografa os atuantes-tela. É performance cênica e visual de brincantes. É ginga, transgressão de carnaval, atualização dos mitos e ritos. 

Via cortejo do maracatu – e diversas concatenações plausíveis – os atores-brincantes dramatizam os solos do Negro do Incenso, a Negra com a Calunga, o Preto Velho, a Mucama, o Índio, a Aia, o Balaieiro, a Rainha, o Batuqueiro… Aliando pesquisa histórica, antropológica e estética com a prática cênica. 

Serviço
Apresentações do espetáculo “Loa”
Data: 13 e 14 de março

Horário: 19h 
Local: Theatro José de Alencar (Palco Principal) 
Entrada: $5 e $10


Contato

 

(85) 8819-2060 / 9621-9700