Hemeroteca Estrigas

6 de março de 2013 - 19:02

A história de Nilo Firmeza, mais conhecido como Estrigas, se confunde com a história das artes plásticas do Ceará, não só pela sua produção artística, mas principalmente por seu papel de pesquisador. Sendo um dos grandes articuladores da Sociedade Cearense de Artes Plásticas – SCAP, entidade criada em Fortaleza no ano de 1944, Estrigas analisou e documentou o cenário artístico cearense, publicando vários livros sobre o assunto ao longo de sua carreira.

Parte dessa história também está registrada na hemeroteca que Estrigas doou em 2011 ao Sobrado Dr. José Lourenço. São recortes de jornais, folders de exposições e catálogos de arte colecionados pelo artista e que datam dos anos de 1950 à 1990. O rico material acaba de ser digitalizado e se encontra disponibilizado a pesquisadores na biblioteca do Sobrado Dr. José Lourenço, mediante agendamento.

Sobre Estrigas:

Crítico de arte, pintor, ilustrador. Formado em odontologia, passa a frequentar a Sociedade Cearense de Artes Plásticas – SCAP, em 1950, onde realiza seus primeiros cursos de pintura e desenho, e torna-se membro da diretoria, em 1953. Exerce a odontologia e leciona nessa área por aproximadamente 15 anos e, em paralelo, atua como colaborador de revistas especializadas e jornais de grande circulação da cidade de Fortaleza, publicando textos sobre artes plásticas. Trabalha também como ilustrador em publicações de prosa e poesia de diversos autores cearenses, como Milton Dias, Otacílio Colares e Manuel Coelho Raposo. Participa do Salão dos Novos em 1952 e 1953 e, em 1954, é premiado com medalha de prata quando expõe pela primeira vez no Salão de Abril. Em 1969, funda o MiniMuseu Firmeza, em Mondubim, no sítio em que reside. Dois anos depois, realiza exposição no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – Mauc, com sua mulher, Nice Firmeza. Escreve os livros Contribuição ao Reconhecimento de Raimundo Cela e A Saga do Pintor Francisco Domingos da Silva, ambos em 1988; Arte: Aspectos Pré-Históricos no Ceará (Uma Contribuição ao Estudo das Artes Plásticas no Ceará), 1989, e Barrica: O Alquimista da Arte, 1993. O Sobrado Dr. José Lourenço reuniu parte de seu acervo na exposição Estrigas: o contador da história da arte cearense (2009).

Agendamento para pesquisa: 3101.8826 / 3101.8827

Horários:

Terça a Sexta 09h às 18h

Sábado 10h às 18h