Nirez lança um retrato sonoro do nosso século

1 de março de 2013 - 13:39

A obra de Nirez, essa “fera da cultura brasileira” é um retrato sonoro de todo um século. Com estas palavras, o escritor cearense Marcelo Leal fez a apresentação do livro “A História Cantada no Brasil em 78 Rotações”, do historiador e pesquisador de música brasileira Miguel Angelo de Azevedo, o Nirez, que lançou seu o livro ontem (28) no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Nirez contextualizou a sua obra, citando alguns dos principais temas dos 37 que compõem o livro. Como a obra se propõe a contar uma parte da história do Brasil falando de música, a apresentação de Nirez não podia ser diferente. O pesquisador mostrou para o público várias músicas que marcaram época, dentre elas “E o mundo não se acabou”, na voz de Carmen Miranda. O historiador encerrou a apresentação falando da Copa do Mundo ao som de “A Taça do Mundo é Nossa”, música feita em 1958, quando o Brasil foi campeão do mundo pela primeira vez. 

Sobre o livro: 

“A História Cantada no Brasil em 78 Rotações” narra todos os acontecimentos que foram cantados em música no Brasil no período de 1902 a 1964. Nas 522 páginas do livro estão contados os episódios, quais as músicas que se referem e as letras da músicas com a referência discográfica. O livro é fruto de 50 anos de pesquisa do jornalista e historiador Miguel Ângelo de Azevedo. Prefácio do jornalista e historiador Sérgio Cabral.