Centro Cultural Bom Jardim recebe Ceará Itália Festival nesta sexta-feira (22)

21 de fevereiro de 2013 - 14:05

O Centro Cultural Bom Jardim recebe nesta sexta-feira (22) o multi-instrumentista italiano Vittorio De Scalzi para apresentar, a partir das 15h, o espetáculo “Il Suonatore Jones”. O evento, que tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, busca unir grandes nomes da música tradicional italiana e cearense para renovar as intenções entre estes dois povos que têm em comum a paixão pela música.

De acordo com a idealizadora, Dalila de Assis, o projeto visa quebrar os paradigmas que existem sobre os dois países. “Quando falamos de Ceará na Itália, é comum surgir uma associação imediata à prostituição. No Ceará, os italianos são costumeiramente associados à máfia. A ideia não é negar a existência dessas realidades, mas mostrar outros aspectos, como a maravilhosa riqueza cultural dos dois países”, afirma.

Segundo Dalila, as atividades previstas englobam ações como a presença em comunidades carentes e universidades. Neste sentido, além de poder conferir apresentações musicais gratuitas dos italianos Vittorio De Scalzi, Armando Corsi e Edmondo Romano, a comunidade do Grande Bom Jardim poderá participar de um bate-papo com os músicos. Durante o encontro serão realizadas ainda apresentações do Circo Escola do e do grupo de capoeira Sol Nascente, e palestra educativa sobre causa animal.

Outra importante iniciativa será a abertura de inscrições para o Concurso de Novos Talentos, em março. O vencedor ganhará uma Bolsa de Estudos na Academia de Música do Festival de Sanremo (Liguria-Italia), no ano de 2014. O objetivo do concurso é fazer conhecer na Itália a música regional cearense.

Programação:

15h – Abertura com Dalila de Assis e Veulena Missici

15h15 – Apresentação do Circo Escola do Bom Jardim

15h30 – Palestra sobre Causa Animal

15h50 – Bate-papo musical com os músicos italianos

16h30 – Apresentação do grupo de capoeira Sol Nascente do Bom Jardim

Serviços:

Espetáculo “Il Suonatore Jones” de Vittorio De Scalzi.

Data: 22 de fevereiro

Horário: A partir das 15h