Carnaval Jacaré Jeri celebra cultura cearense

8 de fevereiro de 2013 - 16:25

Pela primeira vez em Jericoacora, uma festa de quatro dias com enfoques na cultura popular cearense, muita música e compromisso social quer renovar o evento folião a partir de proposta integradora para muita diversão.

O Carnaval Jacaré Jeri, que acontece de 09 a 12 de fevereiro 2013, inaugura na praia de Jericoacoara a celebração da arte popular e de rua com ênfase na cultura tradicional do Ceará, trazendo como atrações maracatu e coco, marchinhas, bonecos e máscaras gigantes, teatro de rua, além de banda de marchinhas e mais festejos ao som de projeto musical. O evento, que tem o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio de recursos do Fundo Estadual da Cultura tem programação gratuita.

No caleidoscópio cultural, o colorido, o humor e os batuques das manifestações de rua se mesclam com o brilho e os ritmos tradicionais do carnaval brasileiro para resgatar sua verdadeira essência, em contraponto aos carnavais de multidões eufóricas e paredões de som, promovendo assim uma festa para todos – moradores, famílias e turistas que visitam a hospitaleira, cosmopolita e paradisíaca vila.

As apresentações se concentram na Praça Edvá Esmerino da Silva, tomando as pequenas ruas de areia e uma tenda de circo montada na praça principal, reunindo artistas e foliões, diariamente a partir das 17h. A programação inicia com apresentações da cultura popular, como a Dança do Coco do Alagadiço (Trairi) e o Maracatu Nação Tremembé (do distrito Aracatiaçu de Sobral), além de cortejo festivo ao som de marchinhas com a banda Jacaré Jeri, por volta das 18h às 20h, quando o discotecário Régis Lima (Fortaleza-CE) entra com seleções musicais, até às 22h, na edição especial do projeto Divino Maravilhoso para o Jacaré Jeri Carnaval da rica mistura do tropicalismo com músicas foliãs brasileiras de várias épocas e ritmos. Dia 12 de fevereiro, o cortejo recebe a apresentação do teatro de rua com a divertida “Conversas de Lavadeiras”, pela Trupe Caba de Chegar de Teatro (Fortaleza/CE). E tem mais na programação abaixo.

As oficinas de bonecos e máscaras gigantes começam a ser ministradas dia 02 de fevereiro por Ni de Sousa e Vanderley Percoviski (Juazeiro do Norte), são voltadas para a comunidade local, priorizando os jovens, que podem dispor de mais informações pelo fone 0xx 88 99398514 (Iracema). Os bonecos produzidos ganharão as ruas e participarão dos desfiles diários, com destaque para um jacaré gigante que faz referência à etimologia da vila, pois Jericoacoara significa Jacaré quarando ao sol, em tupi. Já as máscaras em grandes e coloridas dimensões vão decorar as vias do cortejo pela vila durante os dias de festa, e são uma parceria de aprendizado junto ao Centro Comunitário de Jericoacoara.

Os organizadores do Jacaré Jeri ordenam que “o evento respeitará os costumes locais, minimizará impactos ao meio-ambiente, inclusive encerrando a programação por volta das 22 horas em respeito à lei do silêncio, e movimentará a economia da vila de forma ética e responsável. Assim, espera-se estimular um turismo cultural durante um período em que as praias embaladas por grandes “paredões” de som atraem boa parte dos turistas no Ceará”, explicam Aleana Duarte da Galgo Entretenimento, junto a Osiel Gomes e Emídio Sanderson pela Invento Produções Culturais. Com tais diferenciais, a produção aposta na consolidação do evento como importante atrativo para o calendário turístico cultural cearense.

 

A programação do carnaval Jacaré Jeri é gratuita, sendo realizada pela Invento Produções Culturais e a Galgo Entretenimento com apoio do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria de Cultura (Secult) e promoção da Associação das Pousadas de Jericoacora (APJERI).

Serviço Carnaval Jacaré Jeri

Data: De 09 a 12 fevereiro 2013 (sábado à terça-feira)

Local: Praça Edvá Esmerino da Silva e cortejo – Jericoacoara (CE)

Horário: De 17h às 22h – Grátis

+ Veja também informações no https://www.facebook.com/JacareJeri