Secult lança edital para “Projeto Implantação do Sistema Estadual de Documentação e Arquivos do Estado do Ceará”

30 de janeiro de 2013 - 14:42

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Associação de Amigos do Museu do Ceará- ASMUSCE, torna público o Edital que para seleção de profissionais para  equipe técnica que executará as ações do “Projeto Implantação do Sistema Estadual de Documentação e Arquivos do Estado do Ceará-Sedarq-CE)”, por um período de 12 meses.

As inscrições devem ser feitas até o dia 08 de fevereiro, das 8h às 12h e de 13h às 17h, em formulário próprio, disponibilizado na sede da Associação de Amigos do Museu do Ceará (R.São Paulo,n°51-Centro). São 16 vagas sendo 01 para historiador nível II, 10 para historiador nível I e 05 para operador de microcomputadores. Os salários são de R$ 1700,00, R$860,00 e R$680,00 respectivamente.

Poderão inscrever-se no edital somente pessoas físicas, que possuam residência em Fortaleza-Ceará, disponíveis para executar trabalhos técnicos no projeto em Fortaleza e com disponibilidade para viajar para municípios de Aracati, Aquiraz, Camocim, Crato, Granja, Icó, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Sobral e Tauá.

Sistema Estadual de Documentação e Arquivos (SEDARQ)

O Sistema Estadual de Documentação e Arquivos (SEDARQ) foi criado através da Lei nº 10.746 de 06 de dezembro de 1982, sendo acrescido de um dispositivo de reestruturação através do decreto Lei nº 13.087, de 29 de dezembro de 2000, pelo então Governador Tasso Ribeiro Jereissati, com o intuito de implantar a política estadual de arquivos públicos e privados, visando a gestão, preservação e acesso aos documentos.

Nesse sentido, o SEDARQ em consonância com o Sistema Nacional de Arquivos – SINAR que tem como órgão central o Conselho Nacional de Arquivo CONARQ e visa implementar uma série de ações que permita os mais diversos arquivos terem acesso informações sobre como preservar e organizar acervos documentos, além de promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas.

Esta orientação vem sendo implementada e através de cursos de capacitação de pessoal para deferir quais as medidas necessárias no que tange a preservação documental. Nesse sentido, vem sendo mapeado todos os arquivos do Estado do Ceará, com o objetivo da criação de um banco de dados, que nos permita direcionar e acompanhar demandas que tange os inúmeros e imensos acervos que estão distribuídos ao longo do território cearense. Uma das iniciativas também do SEDARQ está no fato de uma política regional de arquivo, abrangendo áreas que possam se tornar celeiros do conhecimento, visto que a implantação de centros regionais de documentação, em parceria com as Universidades de âmbito Federal e Estadual, possa criar novos campos do saber. Diante disso, buscamos através de uma política de gestão documental, tornarmos possível o Sistema Estadual de Arquivo, interligado com todos os municípios que providência tenham arquivo, permitindo manter vivo o patrimônio histórico-cultural na memória do povo cearense.

Links Relacionados