MinC realiza oficina de orientação sobre os Editais para Criadores e Produtores Negros no Ceará

22 de janeiro de 2013 - 15:30

O Ministério da Cultura (MinC),  em parceria com  a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realiza no próximo dia 1° de fevereiro, às 14h, no Museu do Ceará, a oficina de orientação sobre os Editais para Criadores e Produtores Negros no Ceará.  Os editais, lançados no último dia 5 de janeiro, somam um valor de 9 milhões e irão beneficiar produtores e artistas que se auto-declarem negros e que  trabalhem com as linguagens de cinema, de literatura, pesquisa de bibliotecas, de artes visuais, circo, música, dança e teatro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil a população afrodescendente já representa 52% dos cidadãos.

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Professor Pinheiro,  destaca a importância de garantir a informação sobre estes Editais, “pois muitas pessoas e grupos deixam de participar por não compreender com clareza as especificidades dos Editais”. atestou. O objetivo dos processos seletivos é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010) e pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010).

Os editais são de responsabilidade da Secretaria do Audiovisual (SAv) e de duas instituições vinculadas ao MinC: Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Fundação Nacional de Artes (Funarte),  em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República.

Confira os editais