Ronda Cultural

16 de janeiro de 2013 - 19:19

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult) e a Central Única das Favelas do Ceará (Cufa),desenvolve o projeto Ronda cultural, com o obejtivo principal de aproximar juventude e polícia como ponto facilitador para a diminuição da violência. Essa aproximação é feita por meio de apresentações de filmes temáticos e oficinas de arte e cultura, proporcionando um debate prático e teórico que visa construir um novo modelo de relacionamento,  desfazendo estigmas, estereótipos e preconceitos ainda existentes na relação entre os dois públicos -polícia e juventude. 

A operacionalidade do “Ronda Cultural” envolve duas equipes de policiais a bordo de viaturas equipadas com ferramentas culturais de áudio e vídeo, preparadas para atividades integradas de música, expressão corporal e artes visuais (grafite). Além dos policiais, essas equipes também contam com jovens das comunidades, que são distribuídos conforme a habilidade artística de cada um. A iniciativa das instituições parceiras – SSPDS, Secult e Cufa/Ce  – traduz-se num diferencial na forma de fazer segurança pública no Estado do Ceará, iniciada com a implantação do Programa Ronda do Quarteirão em 2008.

Além de aprenderem sobre o hip hop, os alunos reunidos em turmas de 30 a 40 estudantes, participam de discussões sobre temas transversais no “Papo de Rocha”  -parte do curso onde os policiais abordam temas como sexualidade, doenças sexualmente transmitidas, violência, criminalidade, drogas e violência na escola.

OBJETIVOS DO PROJETO
Diminuir a violência juvenil e aproximar a Polícia Militar da juventude por meio de oficinas de Hip Hop.

COMO FUNCIONA O PROJETO
Ao ser formada a parceria com a escola indicada pela SEDUC, a equipe de policiais faz a divulgação do projeto nas salas de aula e, em seguida, as inscrições.  São formadas duas turmas em cada escola, uma pela manhã e outra à tarde.
As oficinas são realizadas no período de um mês.

COORDENADOR DO PROJETO
Major Plauto Roberto

FACILITADORES DAS OFICINAS
Policiais Militares do Ronda do Quarteirão
Cristiano – DJ Doido
Davi Favela – Grafiteiro
Fabrício – MC
Wilker – B.boy

PARCEIROS DO PROJETO
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS
Secretaria de Cultura – SECULT
Secretaria de Educação – SEDUC
Universidade de Fortaleza – UNIFOR