Democratizando o acesso à cultura

16 de janeiro de 2013 - 11:24

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), incrementou, a partir de 2003, a prática de apoiar projetos culturais mediante a realização de editais. O objetivo principal é garantir o acesso democrático de todas as pessoas aos investimentos governamentais. Pela primeira vez, no Estado do Ceará, novas áreas foram contempladas. Os editais em 2003 beneficiaram 18 categorias de atividades.

Após a ampliação das áreas assistidas, a Secult passou a adotar uma ação mais estratégica em 2004. Além da manutenção do estímulo à produção por meio do lançamento do IV Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo e do II Edital de Incentivo às Artes, foi incluída mais uma área de grande importância para o Ceará, com a criação do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia.

Soma-se a isto, mais uma decisão primordial no atendimento às demandas dos artistas do Interior: do total de recursos relativos ao Edital de Incentivo às Artes, 50% da sua aplicação passou a ser destinada a projetos oriundos do Interior e ainda buscando ampliar e garantir a manutenção periódica dos editais de estímulo à participação regional, como os Editais Ceará Junino, Ceará Natal de Luz, Capital Cultural Cearense e, finalmente, criando os editais de políticas compensatórias como o dos Mestres da Cultura Tradicional Popular, com recursos do orçamento, e o dos Talentos da Cultura, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

Estes procedimentos ampliaram não só a responsabilidade quanto à avaliação e acompanhamento das iniciativas culturais apoiadas, mas também permitiram que a Secult passasse a ter uma presença significativa em todo o Estado. Tudo em busca de contribuir para a valorização das artes e para a inserção da cultura como fator de desenvolvimento social e econômico das diversas regiões do Ceará.

Links Relacionados