Sistema Estadual de Bibliotecas

15 de janeiro de 2013 - 12:49

Coordenado pela Biblioteca Publica Governador Menezes Pimentel, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas tem por órgão operacional a Secretaria da Cultura, através da Coordenadoria de Políticas do Livro e de Acervos. Foi criado com objetivo de estimular a implantação de bibliotecas públicas nos municípios do Ceará, bem como implantar e implementar bibliotecas pólo em cada uma das 20 regiões administrativas do Estado.

Conta atualmente com oito Bibliotecas Pólo, localizadas nas oito macrorregiões de planejamento do Estado. Estas, são bibliotecas de referência e exercem sub-coordenaçaões regionais nos municípios de suas jurisdições, facilitando assim a atuação da Biblioteca Publica Governador Menezes Pimentel como órgão coordenador.
As Bibliotecas Pólo ou sub-coordenações regionais do Sistema estão localizadas nos seguintes municípios:

• Maranguape ( atende as bibliotecas do Maciço de Baturité e RMF)
  • Itapipoca e Acaraú (atende as bibliotecas do Litoral Oeste)
  • Russas (atende as bibliotecas do Litoral Leste e Jaguaribe)
  • Tianguá (atende as bibliotecas da região de Sobral e Ibiapaba)
  • Crateús (atende as bibliotecas do Sertão dos Inhamuns)
  • Quixeramobim (atende as bibliotecas do Sertão Central)
  • Iguatu e Juazeiro do Norte (atende as bibliotecas do Cariri e Centro Sul )

Em princípio a escolha destes municípios recaiu sobre suas condições de infra-estrutura, localização física, facilidade de acesso e comunicação com os outros municípios da região, mas sobretudo, vontade política e capacidade da prefeitura de exercer liderança cultural na região.

Quanto às bibliotecas, pré-requisitos igualmente importantes são desejáveis, porém não excludentes. São eles:

• Acervo de no mínimo 5.000 volumes
  • Espaço físico mínimo de 200m2
  • Setor especializado para leitores infantis
  • Acesso a linha telefônica
  • Acesso a serviço de xerox
  • No mínimo um profissional de nível superior na direção da biblioteca
  • No mínimo 02 auxiliares com 2º grau

São objetivos do Sistema:

• Incentivar a criação, implantação e o desenvolvimento de bibliotecas públicas no Ceará
  • Prestar assessoria técnica quanto à política de formação de acervos
  • Oferecer treinamento e reciclagem de recursos humanos visando a dinamização cultural das bibliotecas públicas.
  • Contribuir para a preservação e difusão da memória dos municípios do Ceará
  • Manter atualizado o Cadastro Estadual de Bibliotecas públicas
  • Representar o Ceará junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas
  • Pretende-se também a instalação de um sistema de comunicação em rede entre as Bibliotecas Pólo a fim de possibilitar a implantação de uma política voltada para o atendimento eficiente às comunidades.

Atualmente, o SEBP conta com 190 bibliotecas publicas cadastradas e localizadas em 182 dos 184 municípios cearenses. Estes, dentro do projeto SECULT Itinerante, estão sendo visitados um a um, a fim de que tenhamos uma real visão da situação de nossas bibliotecas públicas

Links Relacionados