Sistema Estadual de Arquivos Públicos

14 de janeiro de 2013 - 16:41

O Sistema Estadual de Documentação e Arquivos (SEDARQ) foi criado pela Lei nº. 10.746, de 6 de dezembro de 1982, sendo acrescido de um dispositivo de reestruturação, por meio do Decreto nº 13.087, de 29 de dezembro de 2000, pelo então governador Tasso Ribeiro Jereissati, com o intuito de implantar a política estadual de arquivos públicos e privados, visando a gestão, preservação e acesso aos documentos.

Nesse sentido, o SEDARQ, em consonância com o Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), que tem como órgão central o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) – o Arquivo Nacional; os arquivos do Poder Executivo Federal; os arquivos do Poder Legislativo Federal; os arquivos do Poder Judiciário Federal; os arquivos estaduais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; os arquivos do Distrito Federal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; os arquivos municipais dos Poderes Executivo e Legislativo -, visa a implementar uma série de ações que permita os mais diversos arquivos terem acesso a informações sobre como preservar e organizar acervos documentais, além de “promover o interrelacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas”.

Esta orientação vem sendo implementada por meio de cursos de capacitação de pessoal para deferir quais as medidas necessárias no que tange a preservação documental. Nesse sentido, vêm sendo mapeados todos os arquivos do Estado do Ceará, com o objetivo da criação de um banco de dados, que permita direcionar e acompanhar demandas que tangem os inúmeros e imensos acervos distribuídos ao longo do território cearense. Uma das iniciativas também do SEDARQ está no fato de uma política regional de arquivo, abrangendo áreas que possam se tornar celeiros do conhecimento, visto que a implantação de centros regionais de documentação, em parceria com as universidades de âmbito federal e estadual, possa criar novos campos do saber. Diante disso, buscamos, por meio de uma política de gestão documental, tornar possível o Sistema Estadual de Arquivos, interligado com todos os municípios que tenham arquivos, permitindo manter vivo o patrimônio histórico-cultural na memória do povo cearense.

Arquivos mapeados pelo Sistema:
– Arquivo Municipal de Maranguape
– Arquivo Municipal do Crato