Publicações do Museu do Ceará

11 de janeiro de 2013 - 02:37

53 – Juntar, Separar, Mostrar: Memória e Escrita da História no Museu do Ceará
Autor: Ana Amélia Rodrigues de Oliveira

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a trajetória do Museu do Ceará, desde a sua criação em 1932 até o ano de 1976, interpretando as formas de exposição de seu acervo, refletindo sobre a função de lugar de instrução pública, já que o Museu assume o caráter de instituição educativa, onde os objetos expostos aparecem com a intenção de ensinar e de construir representações sobre a história do Ceará.

54 – O Museu do Ceará e a linguagem poética das coisas (1971-1990)
Autora: Carolina Ruoso

O Museu do Ceará e a linguagem poética das coisas, veio de uma pesquisadora de conhece a instituição “por dentro”: durante dois anos, Carolina foi estagiária do núcleo educativo do Museu do Ceará. (…) O texto de Carolina Ruoso… amplia e enriquece o diálogo já aberto por outros trabalhos publicados pelo Museu do Ceará. Mostra ainda que o universo da “cultura material” não é uma seara apenas de arqueólogos, arquitetos ou museólogos. Os historiadores têm muito a contribuir com esse campo de estudos.

55 0 Intrépidos Romeiros do Progresso: maçons cearenses no império
Autora: Berenice Abreu

O presente livro é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de pós-Graduação em Sociologia da UFC. O interesse que Berenice Abreu tem pela história da sociabilidade maçônica é demostrada neste livro onde a mesma tenta reconstruir os passo e idéias daqueles que auto-proclamavam, em fins do período imperial, os “Intrépidos Romeiros do Progresso”.

56 – Traços étnicos: especialidades e culturas negras e indígenas
Autor: Alex Ratts

Este livro constitui numa coletãnia de artigos escritos para jornais e revistas de organizações que promovem uma aproximação entre a produção acadêmica e as chamadas “questões sociais”. Escritos entre 1992 e 2006, compreende um período da vida profissional como pesquisador/observador das marcas impressas por grupos étnicos, raciais e populares no espeço e na cultura e das situações por eles experimentadas em contextos de desigualdade e de tentativa de emancipação.

57 – Direito a Cidade: administração pública, justiça social, consciência ecológica e desenvolvimento sustentável
Autora: Marinina Gruska Benevides

O texto aqui apresentado tem como marca central a necessidade de pensar a cidade, a partir da abertura ao diálogo com os vários campos do saber. A autora buscou transmitir ao leitor um razoável conjunto de idéias que possam orientá-lo a pensar o direito à cidade, o tipo de urbanismo e de urbanidade que nossa sociedade contem tem experimentado, tal como se expressam nas ações da administração pública: nas conquistas no campo da justiça social; e nos desafios trazidos pelos ideais de desenvolvimento sustentável.

58 – Materiais e Saber na Arte Rupestre
Autora: Marcélia Marques

Marcélia Marques em seu livro torna acessível a todos o resultado de uma pesquisa arqueológica e o produto de uma campo ainda pouco conhecido pela comunidade científica e o grande público. Escreve de forma clara, cuidadosamente minuciosa e detalhista sobre coleções museológicas e a arte rupestre do sertão cearense, especialmente sobre o Sertão Central do Ceará. Marcélia faz ainda, um paralelo entre a arte pré-histórica e as pinturas até hoje realizadas pelas índias tremenbé, no litoral cearense.

59 – Uma enfermidade à flor da pele: a lepra em Fortaleza
Autora: Zilda Maria Menezes Lima

Neste estudo, procurou-se dar ênfase às políticas nacionais e locais engendrados pelos poderes e saberes para o trato com uma das enfermidades mais estigmatizadas de toda a história humana. Objetivou-se possibilitar um entendimento acerca das ações desenvolvidas pelos vários segmentos que lidaram com essa enfermidade em Fortaleza e até que ponto essas ações foram resultantes da agenda estabelecida pelo Governo Federal no combate à doença. Nessa perspectiva, as práticas oficiais e filantrópicas de combate à lepra serão analisadas.

60 – A coleção Dias da Rocha no Museu do Ceará
Autores: Felipe Bottona da Silva Telles e Diva Maria Borges-Nojosa

Admiradora da vida e da obra do Professor Dias da Rocha, Diva maria aceitou a tarefa de orientar o inventário do acervo, que foi pacientemente realizado por Felipe Bottona da Silva Telles. Com zelo e rigor científico, fichas e mais fichas foram preenchidas, juntamente com uma banco com as informações das fichas e imagens do acervo.  Daí surgiu a pesquisa agora transformada em livro. Além do inventário, aqui se vê uma possibilidade promissora de aproximações entre história e biologia. A noção de patrimônio biológico vem, nesse sentido, mostrar que os diálogos entre historiadores e biólogos devem necessariamente acalorar a pauta dos debates.

61 – Negros no Ceará: História, Memória e Etnicidade
Autora: Cristina Rodrigues Holanda (org.)

O presente livro é fruto do seminário “Negros no Ceará: história, memória e etnicidade”, promovido pelo Museu do Ceará como mesas redondas, palestras, relatos de experiências e apresentações culturais, cujos protagonistas foram pesquisadores acadêmicos, militantes do movimento negro como sujeito histórico ativo na história do Ceará.

62 – Humor, vergonha e decoro na cidade de Fortaleza (1850-1890)
Autor: Marco Aurélio Ferreira da Silva

Vale lembrar que o nosso trabalho não será um anedotário ou um lugar de piada pronta, capaz de fazer rir todos aqueles que porventura possam lê-lo. Ele não deve ser tratado como objeto risível, mas como uma “séria” tentativa de reflexão de uma realidade específica, a partir de uma discussão teórica e conceitual (Prática Cultural do Humor) diferente e pouco comum na produção do saber histórico local.

Cadernos Paulo Freire

Anais I Seminário REM – CE: Experiências & Reflexões

A presente edição contém textos das comunicações e relatos de experiência do I Seminário da Rede de Educadores de Museus, realizado entre 18 e 20 de maio de 2009. Tratou-se de uma evento intinerante que envolveu 3 instituições ligados ao patrimânio e a educação no Ceará: Museu da Imagem e do Som (MIS), Escola de Artes e Ofícios (EAO) e Museu do Ceará (MUSCE).

Outras Publicações

Museus e memória indígena no Ceará: uma proposta em construção
Autores: Alexandre Oliveira Gomes e João Paulo Vieira Neto

Este livro, “é fruto do Projeto Emergência Étnica, elaborado e executado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) em convênio com o IMOPEC, sob a supervisão do Museu do Ceará, no primeiro semestre de 2009”. “(…)Trata-se da questão da musealização das memórias indígenas, apresentando a reflexão, as experiências, metodologias e análises sobre o processo de elaboração das unidades.

 

 

 

Catálogo: Museu do Ceará
Autor: Associação dos Amigos do Museu do Ceará (ASMUSCE)

O catálogo apresenta, de forma clara e objetiva, objetos selecionados que integram as principais coleções, que, por sua vez, se inserem “em cada um dos módulos temáticos que compõe hoje a exposição de longa duração Ceará: historia no plural, inaugurada em janeiro de 2008, sob curadoria de Francisco Régis Lopes Ramos e Antonio Luiz de Macedo e Silva Filho”.

 

 

 

Na Mata do Sabiá: constituições sobre a presença indígena no Ceará
Autor: Estevão Marcos Palitot (org.)

Os quatorze artigos que ora se contemplam, juntos aos depoimentos e ao ensaio fotográfico, reportam a uma diversidade de povos, temas e nuances da história e da vida cotidiana dos mesmo. Temas como as retomadas, índios urbanos, perambulações, pajelanças e escolas indígenas lançam inquietantes reflexões, ao lado de temas já consagrados e que agora são investigados no Ceará, tais que os processos de etnização, núcleos familiares, práticas culturais e museológicas. Esse conjunto traz um rico material etnográfico e historiográfico afinado com as mais modernas teorias da história e da antropologia. Depois desta coletânea, que não se escute mais que não há índios no Ceará.

 

Publicações anteriores

Coleção Outras Histórias – do nº 1 ao 52