Panorama Nacional

10 de janeiro de 2013 - 13:06

Título: Estudos sobre a Língua Culta Falada em Fortaleza: explorando dados do Porcufort

Série: Panorama Nacional

Autor: vários

Organização: Clemilton Lopes Pinheiro

Coordenação Editorial: Raymundo Netto

Assunto: Ensaios – Linguística

Dimensões: 14,2 x 20,8 cm

Ano de publicação: 2010

Sinopse: Reunião de trabalhos que abordam, sob diferentes perspectivas teóricas, temas relativos ao português culto falado na cidade de Fortaleza, Ceará, realizados a partir do banco de dados do corpus denominado Porcufort (Português Oral Culto de Fortaleza), idealizado e levantado sob a coordenação do professor Dr. José Lemos Monteiro, na Universidade Estadual do Ceará, no biênio 1991-2. Dentre os autores: Aluiza Alves de Araújo, José Lemos Monteiro, Clemilton Pinheiro, Michael Gradoville, Daisy Borges Cardoso, Márcia Nogueira e Lígia Bezerra.

Biografia breve do organizador:

Clemilton Lopes Pinheiro é doutor em Letras, área de Filologia e Linguística Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (2008). É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em estudos do texto. É um dos organizadores do livro Português Oral Culto de Fortaleza: estudos descritivos, publicado pela EdUECE, em 2007.