Coleção Nossa Cultura

9 de janeiro de 2013 - 13:28

A Coleção Nossa Cultura é um estímulo do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no sentido de configurar uma política do livro que atenda à descoberta, ao registro e à renovação de nosso patrimônio cultural. Essa política alcança seu melhor fundamento ao tornar possíveis os mecanismos de aquisição, publicação e preservação do livro, considerando ainda a manutenção e fomento dos diversos sistemas de Bibliotecas em todo o Estado.

A Coleção Nossa Cultura redimensiona a fortuna literária e o patrimônio cultural de todo o Estado, destacadamente no tocante à recuperação e revisão crítica de seu acervo, propiciando ainda, por uma seleção de obras de outras latitudes, sobremaneira no que diz respeito à cultura ibero-americana, um conhecimneto mais amplo dos diversos aspectos que determinam afinidades culturais, assim permitindo uma indispensável democratização de ideias.

A Coleção Nossa Cultura intenta contribuir para a viabilização da construção simbólica de nossa cultura. Dividida em séries Biblioteca Bolivariana, Luz do Ceará, Memória (inclui as coleções Juvenal Galeno:obra completa e Moreira Campos:conto completo) e Panorama Nacional, além das Edições URCA, Coleção Barão de Studart e apoios editoriais.

Destaca a Coleção, dentre seus mais de oitenta títulos, aspectos como a formação mestiça da cultura ibero-americana, a contribuição relevante de autores cearenses tanto na área de criação quanto de reflexão, a recuperação documental e patrimonial de nosso acervo literário, objetivando o resgate da expressão cultural do povo cearense, em seus mais diversos matizes.

Dentre os títulos: Romanceiro de Bárbara (Caetano Ximenes de Aragão), O Enigma do Jano Caboclo: para uma leitura antropo-semiológica da narrativa popular em verso (Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes), Retratos e Lembranças: reminiscências literárias (Antônio Sales, 1938), Fortaleza Descalça (Otacílio de Azevedo), Lira Cearense (Juvenal Galeno), Coroa de Rosas e de Espinhos (Mário da Silveira), Dolentes (Lívio Barreto), Autobiografia (Alberto Porfírio), O Livro dos Enforcados (Gustavo Barroso), Américo Facó: obra perdida (Américo Facó), Minha Terra (Antônio Sales), O Reino de Kiato (Rodolpho Teophilo), Protagonistas de Rachel: caminhos e descaminhos (Lourdinha Leite Barbosa) entre outros.

Séries:

Publicações anteriores