Tesouros Vivos 2009

Atividade: Reisado de Caretas
Endereço: Sítio Sassaré, 23 – Potengi-CE
Nascimento: 21 de setembro de 1957

Filho de Luiz Gonzaga de Souza e Neuza Francisca de Souza, nasceu em Potengi, no ano de 1956.  Antonio Luiz como é conhecido, se tornou brincante do Reisado de Caretas, em 1980. O reisado de caretas do Sítio Assaré estaca em vias de acabar quando Antonio, preocupado, passou a organizar o Reisado. Hoje o Reisado de Caretas de Potengi uma referência para a região.

Expedita Moreira dos Santos

Endereço: Sítio Croatá – Tianguá-CE
Nascimento: 09 de outubro de 1939

Nascida em Tianguá, no ano de 1939, D. Expedita como é conhecida, desde os 10 anos de idade, incentivada por sua mãe, Dina Faustina da Rocha, participa da Dança de São Gonçalo, no distrito de Croatá. A dança é realizada pelas mulheres da comunidade, tendo a Mestre Expedita como “Mariposa” que organiza o grupo e dirige a manifestação.

Francisca Ferreira Pires

Atividade: Rendeira
Endereço: Povoado do Balbino Cascavel-CE
Nascimento: 15 de dezembro de 1943

Nascida em Cascavel, residente na comunidade de Balbino, Francisca Ferreira Pires, Mestra Francisca como é conhecida, desenvolve a atividade de rendeira  há 58 anos. D. Francisca repassa seu conhecimento em renda a todos da comunidade, fortalecendo ainda mais a tradição de rendeira em sua região.

Francisco Vitor Lima (Metre Netinho)

Atividade: Ferreiro
Endereço:
Vila de Lagedo – Cedro-CE
Nascimento:
25 de novembro de 1939

Nascido em Cedro, em 1939, Francisco Vitor Lima, Sr. Netinho como é conhecido, aprendeu com o avó e o pai a arte de ferreiro. Há 51 anos Sr. Netinho produz peças, que ajudam a manter viva a atividade de ferreiro, repassando hoje para seus filhos e netos.

Joaquim Ferreira da Silva

Endereço: Sítio Veiga de Dom Mauricio – Quixadá-CE
Nascimento:19 de fevereiro de 1939

Nascido em Quixadá, em 1939, Joaquim Ferreira da Silva, conhecido também como Mestre Joaquim, organiza junto com as mulheres da Comunidade do Sítio da Veiga, a Dança de São Gonçalo. Metre Joaquim acompanha o grupo com um tamborzinho que recebeu de presente de seu pai, sr. Roseno. Hoje repassa seus conhecimentos a todos da comunidade, sendo a Dança de São Gonçalo manifestação conhecida na região central.

José  Maurício dos Santos

Atividade: Artesanato em flandres
Endereço: R. Geraldo Valdivino, 48 – Juazeiro do Norte-CE
Nascimento: 20 de setembro de 1951

Nascido em Juazeiro do Norte em 1951, filho de Damião Sisnando dos Santos e Maria Gregório dos Santos. José Maurício dos Santos é brincante de reisado mas é na arte de trabalhar com flandres que vem se destacando nos últimos anos. Suas peças já integraram exposições coletivas e individuais colocando-o  em posição de importância no campo da arte popular.

Maria do Carmo dos Reis Felício

Atividade: Medicina Popular – Lambedor
Endereço: R. Joaquim de Paula 464, Alto Santo-CE
Nascimento: 18 de julho de 1928

Aos 81 anos de idade D. Maria do Carmo é conhecida na região por fazer lambedor. O remédio caseiro é feito com a colaboração de sua irmã, D. Francisca. Usam diversos tipos de plantas cultivadas no quintal da casa onde residem. Todos os dias, bem cedo, as irmãs colhem as plantas e raízes especiais para o preparo do lambedor  curativo para diversas doenças.

Francisco Paes de Castro

Atividade: Instrumentista – Sanfona de Oito Baixos (Pé-de-bode)
Endereço: R. Zulina Mendes, 78 – Assaré-CE
Nascimento: 23 de outubro de 1925

Francisco Paes de Castro nasceu em Assaré, em 23 de outubro de 1925. Neto de João Saturnino do Prado que era rabequista e violeiro e filho de João Paes sanfoneiro, Chico Paes como é conhecido, desenvolveu a arte de tocar a sanfona de oito baixos (pé-de-bode), instrumento característico da cultura popular. Sua música é conhecida em toda em toda a região.

Severino Antônio Uchoa

Atividade: Penitente
Endereço: Sítio Cabaceiras – Barbalha-CE
Nascimento: 04 de agosto de 1925

Nascido no Sítio Cabaceiras, localizado em Barbalha, Severino Antonio da Rocha, Seu Severino como é conhecido, desde os 10 anos de idade acompanha o grupo de penitentes do Sítio Cabaceiras, conhecido por ser o grupo de penitentes do Mestre Joaquim Mulato. Com a morte do Mestre Joaquim Mulato, Severino passa a organizar o grupo de penitentes, buscando manter viva a tradição.

Grupo

Grupo de São Gonçalo da Comunidade do Horto
Responsável: Leôncio Alves dos Santos
Endereço: R. Do Horto – Juazeiro do Norte-CE

O Grupo de São Gonçalo na comunidade do Horto, em Juazeiro do Norte, busca manter a tradição da Dança de São Gonçalo, que existe há mais de 30 anos sob a orientação de Pedro Joaquim, sua esposa, Maria joaquina e o filho Manoel. As atividades do grupo ligadas à manifestação vem sendo retomadas hoje pelo sr. Leôncio Alves dos  Santos e sua família.