Tesouros Vivos 2008

Atividade: Dramista
Endereço: Sítio Tucuns/Distrito de Pindoguaba – Tianguá-CE
Nascimento: 27 de julho de 1956

É integrante do grupo de dramistas dos Tucuns que traduz uma manifestação popular que mistura música e expressões corporais que representam práticas dramáticas de comunidades rurais. Os dramas são cantados pelas mulheres que fazem parte do grupo, acompanhadas por tocadores.

Espedito Veloso de Carvalho (Espedito Seleiro)

Atividade: Artesão em couro
Endereço: R. Monsenhor Tavares,190 – Nova Olinda-CE
Nascimento: 29 de outubro de 1939

Espedito Seleiro é um mestre da cultura tradicional popular por trazer na sua arte através do seu traço a memória da história do couro na originalidade das vestimentas do vaqueiro e do cangaço fabricando sela, gibão, botas do homem da caatinga.

Francisca Galdino de Oliveira

Atividade: Rezadeira
Endereço: R.José de Fama s/n, bairro Pão de Açúcar/Alto Santo-CE
Nascimento: 12 de setembro de 1941

Natural de Umarizal, Rio Grande do Norte, a rezadeira é conhecida como ‘Fransquinha’ Félix e reside há mais de 50 anos em Alto Santo. Aprendeu o ofício com a madrinha aos cinco anos de idade, fazendo desde então rezas curativas para diversas enfermidades.

Francisco Marques  do Nascimento (Cacique João Venâncio)

Atividade: Cultura Indígena
Endereço: Aldeia Indígena da Praia de Almofala/Itarema-CE
Nascimento: 30 de janeiro de 1955

Cacique da etnia Tremembé desde 1991, João Venâncio é responsável geral e instrutor dos rituais sagrados e das danças sagradas indígenas com o dever de repassar os conhecimentos para todos os povos indígenas. É instrutor de agricultura, pesca e carpintaria junto ao povo Tremembé. É liderança ativa entre os índios cearenses, tendo coordenado 13 assembléias dos Povos Indígenas do Estado, entre 1992 a 2006.

José Stênio Silva Diniz

Atividade: Xilógrafo e cordelista
Endereço: R. Cel. Raúl,111/Juazeiro do Norte-CE
Nascimento: 26 de dezembro de 1953

Artista múltiplo, já atuou como ator e cantor, sobressaindo-se, entretanto por seu talento como Xilógrafo. Herdeiro da tradição da Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte, tem suas obras espalhadas nos principais museus de gravura do país, como também no exterior, notabilizando-se também pela sua luta em prol do artesanato de Juazeiro.

Luciano Carneiro Lima

Atividade: Cordelista e Tipógrafo
Endereço: Travessa Potengi,496/Crato-CE
Nascimento: 07 de janeiro de 1942

Agricultor, carroceiro e vigilante, Luciano Carneiro é uma das mais respeitadas e reconhecidas expressões do verso popular caririense. Iniciou no cordel em 1975, divulgando suas poesias no rádio. Foi fundador da Academia dos Cordelistas do Crato, sendo hoje seu presidente, tem mais de 40 cordéis publicados e participa ativamente da vida cultural da Cidade.

Luís Manuel do Nascimento( Luís Caboclo)

Atividade: Cultura Indígena
Endereço: Comunidade Varjota – Mata/Itarema-CE
Nascimento: 13 de setembro de 1951

Pajé Luís ‘Caboco’ é um representante genuíno da antiga tradição dos pajés, tendo sido preparado por seu pai (o ‘Caboco Sororô’, também pajé) desde a infância. Nasceu na aldeia Tremembé da Varjota, localizada no distrito de Almofala (Itarema). Começou sua atividade de cura com ervas medicinais aos 18 anos.

Maria do Carmo Menezes Morais

Atividade: Pastoril
Endereço: R. Cap. João Moreira,128/Paracuru-CE
Nascimento: 11 de março de 1939

Natural de Flecheiras do Mundaú, teve os primeiros contatos com o pastoril através de sua mãe, com quem foi brincante e aprendeu tudo sobre o folguedo natalino. Ainda criança, mudou-se para Paracuru, onde, depois de adulta, organizou as crianças da vizinhança e passou a ensinar o que sabia, sendo fiel à tradição dos  cânticos, personagens, figurinos e coreografias.

Raimundo de Brito Silva

Atividade: Mateiro
Endereço: Av. Carlos Cruz,282/ Juazeiro do Norte-CE
Nascimento: 14 de abril de 1931

Mais conhecido como Mundô, Raimundo trabalhou no campo cuidando da terra e dos bichos, foi ferreiro, carpinteiro e vaqueiro, aprendeu a produzir goma e farinha, antes de chegar a profissão de guarda florestal da Chapada do Araripe. O uso de raízes, cascas e folhas na produção de xaropes e chás levou seu Mundô a elaboração de uma fórmula de xarope bastante utilizada nos meios familiares e entre amigos, no combate a algumas doenças, mas sem fins lucrativos.

Reisado da Comunidade de São Joaquim

Responsável: André Nascimento
Atividade: Reisado
Endereço: Sítio são João de Cima/Senador Pompeu-CE
Nascimento: 12 de julho de 1945

Grupo de reisado e dança de São Gonçalo do distrito São Joaquim, que já existe há 50 anos e envolve crianças e adultos.  Seu João André, responsável pelo grupo, participa das manifestações desde criança.

Reisado dos Irmãos Discípulos de Mestre Pedro

Responsável: Maria Auxiliadora
Atividade: Reisado
Endereço: R. Ozana Pereira,625/Juazeiro do Norte-CE
Nascimento: 06 de novembro de 1964

O grupo de reisado dos Irmãos Discípulos do Mestre Pedro ultrapassou fronteiras, superando as desigualdades sociais e a exclusão. O grupo tem à frente mestre Dora, que desenvolve um trabalho de ampliação e divulgação da arte popular do reisado.