Tesouros Vivos 2006

Data de Nascimento: 12/05/1924
Cidade: Aurora
Tradição Cultural Desenvolvida: Construtor de Rabecas
“Rabequeiro Instrumentista que toca uma espécie de violino não-padronizado, que anima as festas e folguedos populares no interior do Brasil”

Mestre Antônio, construtor e tocador de rabeca. Fez sua primeira rabeca ainda criança, continuando o ofício até hoje, produzindo exemplares bem acabados e com rica sonoridade. Residiu em Minas Gerais, o que resultou numa influência da cultura mineira na fabricação de suas rabecas. Na fabricação do instrumento musical utiliza facas velhas, tesouras e uma infinidade de artimanhas.

Gilberto Ferreira de Araújo

Nome Artístico: Gilberto Calungueiro
Data de Nascimento: 06/10/1942
Cidade: Icapuí.
Tradição Cultural Desenvolvida: Teatro de Bonecos

Mestre Gilberto Calungueiro, é apaixonado pelo trabalho do teatro de bonecos. Tem 51 anos de dedicação e contribuição à cultura popular, além de ser responsável pelo entretenimento da sua comunidade.

João Evangelista dos Santos

Nome Artístico: João Mocó
Data de Nascimento: 27/12/1931
Cidade: Granja
Tradição Cultural Desenvolvida: Bumba-meu-Boi
“Boi Folguedo popular, que em Sobral faz parte do ciclo junino, encontrado com variantes em todo o Brasil, tendo por episódio central a morte e ressurreição do Boi.”

Mestre João Mocó, iniciou aos 14 anos sua participação em grupo de dança de bumba-meu-boi. Desde 1970, é o primeiro mestre do grupo reconhecido pela sua dedicação e zelo, sendo responsável, inclusive, pelo repasse e preservação desta manisfestação artística em sua região.

Joaquim Pereira Lima

Nome Artístico: Joaquim de Cota
Data de Nascimento: 19/03/1952
Cidade: Assaré
Tradição Cultural Desenvolvida: Artesanato em Couro

Mestre  Joaquim de Cota, mantém viva a arte de confeccionar objetos utilizados pelo vaqueiro nordestino, como sandálias, bolsas, chapéus, chicote e gibão. Detentor de um saber sertanejo que mantém a identificação da cultura nordestina.

José Matias da Silva

Nome Artístico: Seu Zé Matias
Data de Nascimento: 15/09/1925
Cidade: Caririaçu
Tradição Cultural Desenvolvida: Reisado
“Reisado Folguedo do ciclo natalino, que representa o cortejo dos Reis Magos em peregrinação à Terra Santa, durante a qual faz autos, travando batalhas e apresentando espetáculos”

Mestre Zé Matias, agricultor, ainda trabalha na roça, mas sempre pratica sua dança do reisado nos grandes eventos da região. Segundo o próprio Mestre Zé Maria, estas apresentações em públicos são momentos de extrema alegria e realização pessoal.

José Pereira de Oliveira

Nome Artístico: Seu Oliveira
Data de Nascimento: 25/09/1925
Cidade: Aquiraz
Tradição Cultural Desenvolvida: Jangadas

Mestre Oliveira, encontrou um pedaço de madeira e, desde então, reproduziu neste a beleza das jangadas com suas cores,velas e leveza.

Joviniano Alves Feitosa

Nome Artístico: Mestre Joviniano
Data de Nascimento: 06/02/1913
Cidade: Crateús
Tradição Cultural Desenvolvida: Mestre Santeiro

Mestre Joviniano, filho de carpinteiro e neto de santeiro, desenvolveu sua arte vendo o avô esculpir imagens. Hoje é reconhecido como um dos maiores representantes do Estado na confecção de imagens sacras em madeira, que tão bem retratam a religiosidade popular do povo nordestino. Seu trabalho se diferencia pelo acabamento irrepreensível de imagens  religiosas de gestos e expressões eloqüentes.

Manoel Graciano Cardoso dos Santos

Nome Artístico: Mestre Graciano
Data de Nascimento: 18/07/1926
Cidade: Barbalha
Tradição Cultural Desenvolvida: Artesanato em Madeira

Mestre Graciano, é considerado uma referência na cultura brasileira. São inconfundíveis seus traços e acabamentos em obras arquitetadas a partir de troncos, de onde emanam flores, frutos e bichos, que cristalizam a natureza em seu estado de pureza.

Maria Pereira da Silva

Nome Artístico: Dona Tatai
Data de Nascimento: 08/06/1927
Cidade: Juazeiro do Norte
Tradição Cultural Desenvolvida: Lapinha

Mestra Dona Tatai, carrega consigo o orgulho de coordenar a mais tradicional e antiga lapinha de Juazeiro do Norte. Metade da sala de visitas da sua casa é tomada pelo belíssimo presépio, herdado de sua mãe, que fundou a Lapinha Santa Clara em 1912.

Pedro Alves da Silva

Nome Artístico: Mestre Pedro
Data de Nascimento: 26/12/1926
Cidade: Guaramiranga
Tradição Cultural Desenvolvida: Artesanato com trançado em cipó de imbé

Mestre Pedro, gosta de ser chamado “o homem da cestinha”. Já participou de várias feiras e exposições coordenadas pela Ceart – Central de Artesanato do Ceará, sempre como referência do trançado em cipó de imbé.

Sebastião Alves Lourenço

Nome Artístico: Sebastião Chicute
Data de Nascimento: 24/04/1934
Cidade: Capistrano
Tradição Cultural Desenvolvida: Cordelista

Mestre Sebastião Chicute, além de mestre de reisado, tem também a arte de fazer versos como autor de livros de cordel e de canções sertanejas. Teve sua vida toda dedicada à cultura, através de seu esforço pessoal, sem apoio oficial, sempre se procurou manter viva a tradição do cordel e reisado.

Zulene Galdino Sousa

Nome Artístico: Mestra Zulena
Data de Nascimento: 02/03/1949
Cidade: Crato
Tradição Cultural Desenvolvida: Pastoril, Dança do coco, Maneiro Pau
“Maneiro-Pau Dança coletiva animada por um improvisador de repentes ao som de um pandeiro, que mimetiza um combate travado entre caboclos, utilizando cacetes”

Mestra Zulena, é membro fundadora da Fundação do Folclore Mestre Eloi. Desde a infância dançava quadrilha junina, tendo criado dois grupos, um de crianças e outro de jovens. Sua dedicação ao folclore se revela nas preciosidades que ela apresenta em folguedos e brincadeiras da cultura nordestina.