Teatro São João

Teatro São João

Endereço: Praça do Menino Deus
Proprietário: Prefeitura Municipal de Sobral
Características do bem tombado e justificativa do tombamento
O Teatro São João teve sua pedra fundamental lançada em 3 de novembro de 1875, e os trabalhos de construção foram imediatamente iniciados sob a orientação do mestre de obras Isidoro Gomes da Ponte.
Durante todo ano de 1877, por motivo da seca, as obras sofreram sucessivas paralisações. Mas, apesar das dificuldades, o teatro foi inaugurado no dia 26 de setembro de 1880.
O Teatro São João tem sua arquitetura inspirada no Teatro Santa Isabel de Pernambuco. O frontispício é de solução neoclássica, com frontão em arco. Deve-se o desenho do teatro a João José da Veiga Braga.
O teatro esteve em desuso por alguns anos e chegou a ter o seu interior arruinado. Passou por processo de recuperação, providenciado pela prefeitura local, sendo re-inaugurado em 1973 quando da comemoração do bicentenário da elevação de Sobral à categoria de Vila.
Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de1968, através do decreto n° 16.237 de 30 de novembro de 1983.