Sobrado à Rua da Matriz

7 de janeiro de 2013 - 17:14

Decreto no 16.237, data 30/11/83

Sobrado à Rua da Matriz (Casarão Hotel)

(Sobrado nº 21)

Endereço: Rua da Matriz, n° 21

Proprietário: Prefeitura Municipal de Barbalha

Características do bem tombado e justificativa do tombamento

O Sobrado n° 21 da Tua da Matriz reflete a aristocracia de Barbalha do século XIX. Foi construído pelo comerciante Antônio Manoel Sampaio, membro de importante família da região. A referida edificação teve como modelo os sobrados da Rua Imperatriz da cidade de Recife.

Segundo tradição local, a construção do sobrado se processou em breve espaço de tempo, ficando sob a responsabilidade de um artista da época. Concluiu-se a edificação em 1859, restando-lhe inacabada apenas as vidraças, pois viajando a Recife para adquiri-las juntamente com o mobiliário. O comerciante faleceu.

Com projeto da Divisão de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Cultura e Desporto do estado, o sobrado foi recuperado e adaptado às funções de hotel. As obras foram iniciadas em 1976, sob responsabilidade da Secretaria de Obras do Estado do Ceará (SOEC), e a 20 de março de 1981, foi inaugurado.

Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968, através do decreto n° 16.237 de 30 de novembro de 1983