Igreja de Jesus, Maria e José (Igreja das Marrecas)

7 de janeiro de 2013 - 18:16

Aprovado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural em 20.02.2006

Igreja de Jesus, Maria e José (Igreja das Marrecas)


Endereço: Distrito de Marrecas

Proprietário: Diocese de tauá


Características do bem tombado e justificativa do tombamento


A Igreja de Jusus, Maria e José, no distrito de Marrecas, em Tauá, foi construída no inpicio do século XVIII, por volta do ano de 1717. está situada no centro da localidade, na Praça Almerinda Cidrão, em nível mais elevado, alcançado por escadarias.


A construção é bastante singela, porém apresenta características significativas. Tem planta retangular, com nave única e capela-mor, além da sacristia, à esquerda do altar. Não possui recuos de fundo, com volume recentemente construído ligado à edificação pré-existente, alterando sua concepção original.


Um arco-cruzeiro faz a transição entre a nave e a capela-mor, que se desenvolve em dois npiveis, ficando o altar em posição mais elevada. Originalmente, havia no altar-mor uma figuração de maria montada num jumento, com jesus nos braços e puxado por São José. Atualmente há imagens de Jesus, Maria e José.


O coro tem piso em tábua corrida, com peças ainda originais, e janelas com vergas retas, que se abrem para a fachada. Uma escada de madeira, bastante inclinada, liga a nave ao coro.


Construída com alvenaria estrutural, a igreja possui paredes que chegam a 1,00m de largura. Os pisos originais, em tijoleira, foram substituídos por cimentado. A coberta é feita com telha de barro em duas águas com cumeeira comum. Apenas a coberta da sacristia se mantém conforme o desenho oroginal. No interior, o telhado é aparente, apresentando cinco tesouras na nave e mais vinte terouritas na capela-mor.


Três portas na nave e três janelas no coro marcam a fachada principal, de desenho simples, com poucos ornamentos. A edificação e caiada de branco, com detalhes (frisos, molduras) pintados de amarelo. Dois cunhais em relevo, encimados por pináculos, se destacam nas laterais. O coroamento é feito pelo frontão triangular, com cornija, apoiado sobre os cunhais. Em segundo plano, mais recuada, a porta da sacristia.


Na fachada oeste vê-se duas portas, uma que dá acesso à nave e outra ao altar, e três envazaduras mais altas, na altura do coro, sendo uma delas entaipada. Uma seqüência de “cachorros” de madeira são visíveis próximos aos beirais, repetindo-se na fachada oposta, que apresenta uma porta no térreo, correspondente à nave principal e mais duas envazaduras na parte superior, dispostas na altura do coro.


Uma antiga pia batismal é vista no interior da igreja. As portas ainda mantêm suas ferragens oroginais. O cruzeiro, fixado sobre uma base cilíndrica bastante robusta, está localizado no centro da escadaria que dá acesso ao templo.


A festa de Jesus, Maria e José, realizada todos os anosna cidade de Merrecas no mês de abril, configura-se como um dos maiores eventos religiosos do estado do Ceará.