Casa do Capitão-Mor

7 de janeiro de 2013 - 13:55

Aprovado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural em 21.03.2006

Casa do Capitão-Mor

Endereço: Rua Capitão-Mor S/N

Proprietário: Maria do Carmo Peireira


Características do bem tombado e justificativa do tombamento

Situada na rua Capitão-Mor, no centro de Aquiraz, encontra-se a casa mais antiga construída na cidade. A edificação, conhecida como Casa Capitão-Mor é, na verdade , a Casa dos Ouvidores, construída há cerca de 300 anos. Foi a residencia da maior autoridade da capitania durante o século XVIII.A casa pertenceu ao Capitão-Mor Manoel da Fonseca Jaime, que governou a Capitania do Ceará de 1713a 1716, época em que Aquiraz era sede do governo.


A residencia, juntamente com mais duas edificações vizinhas, faz parte do grupo de moradias, construídas ainda nos setecentos, próximo a Praça da Matriz, tendo nas suas vizinhanças outras edificações tombadas pelo Estado, como o museu Sacro São José do Ribamar e a Igreja Matriz de São José de Ribamar.


Construídas em taipa, a edificação apresenta telhado em duas águas e estrutura em madeira atada com tirar de couro de boi. O madeiramento é em pau d’arco, carnaúba e aroeira, com portas de cedro, piso em tijoleira e arcaicas tramelas. As ferragens são todas em ferro batido, de desenho singular. Os portais e as soleiras em pau d’arco.

O imóvel apresenta planta retangular, com um único pavimento, constando de duas salas, três quartos, cozinha, depósito, circulação e varanda.

Tem como característica peculiar uma porta com dupla função enquanto fecha um dos quartos, abre-se a entrada para a sala e vice-versa.


Na fachada leste, vêem-se duas portas e um janela, além do alpendre continuo, que se estende ao longo das fachadas das edificações vizinhas. Ao sul , mais duas janelas, que correspondem à sala de estar e a cozinha. Para oeste, abrem-se a porta da cozinha e uma janela.

As informações locais dão conta de que a edificação sofreu poucas alterações, funcionando desde sempre como residencia, até ser tombada pelo Estado no ano de 2006.