Casa de Câmara e Cadeia

7 de janeiro de 2013 - 17:30

Aprovado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural em 14 de abril de 2004.

Casa de Câmara e Cadeia do Crato
Endereço:Rua Senador Pompeu, 502 – Centro
Proprietário:Prefeitura do Crato

Características do bem tombado e justificativa do tombamento
A Casa de Câmara e Cadeia do Crato foi construída em 1877, no encontro da Praça da Sé com a Rua Senador Pompeu no Centro da cidade. Seu entorno é marcado por expressivas construções do século XX – casarões de altas empenas, com um ou dois pavimentos e a igreja da Sé. A edificação ocupa toda a profundidade do terreno, enquanto a lateral sul limita-se com a praça, e a norte com o pátio interno onde estão as construções edificadas de um só pavimento. Atualmente a Casa abriga o Museu de Arte Vicente Leite, com pavimento superior e Museu Histórico do Crato no pavimento térreo.
Apresenta planta retangular bem definida em seu partido original com uma coberta em três águas. Esse telhado principal é separado por uma empena de um segundo conjunto de coberta independente do telhado maior, também em três águas distintas, duas com cumeeira comum e a terceira partindo da referida empena.
As paredes das quatro celas são extremamente grossas, variando de 1,10m a 1,50m, são construídas predominantemente em alvenaria de pedra e nelas há dez aberturas sendo quatro retangulares externas, voltadas para a praça, duas voltadas para a Rua Senador Pompeu e quatro internas. Possui forro aparente de madeira tipo saia e camisa variando a paginação a cada sala. O acesso para o andar superior se dá por duas escadas, uma social em forma de “L” que começa na calçada da praça, no lado ocidental do edifício em direção às salas de exposição e outra localizada no pátio, sendo própria para serviço, construída dentro de uma antiga cela.
Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968.