Sobrado Dr. José Lourenço

4 de janeiro de 2013 - 18:10

Sobrado Dr. José Lourenço

Endereço: Rua Major Facundo, 154, Centro
Características do bem tombado e justificativa do tombamento

José Lourenço de Castro e Silva nasceu no Aracati em 3 de agosto de 1805. Médico, sua especialidade, a oftalmologia. Como político militou no partido liberal, sendo eleito deputado e figurado em uma lista senatorial em 1866. Faleceu em Fortaleza a 13 de agosto de 1874.
As indicações concernentes à data de construção do sobrado do Dr. José Lourenço permitem afirmar com segurança serem os limites máximos definidos pelos anos de 1845 e 1874, no lado par do quarteirão da rua da Palma (Major Facundo), entre as atuais ruas Castro e Silva e Senador Alencar.
No ano seguinte à morte do Dr. José Lourenço, a família alugou o sobrado ao Tribunal de Relação de Fortaleza, repartição judicial hoje correspondente ao Tribunal da Justiça do Estado. Também funcionou no sobrado a Fênix Caixeiral (Raimundo Girão) e a Prefeitura Municipal de Fortaleza (Mozart Aderaldo).
A notável localização do sobrado do Dr. José Lourenço na Fortaleza oitocentista pode ser percebida pelo ponto focal que hoje ocupa no reduzido conjunto de arquitetura do passado ainda remanescente. O edifício apresenta linguagem neoclássica e trata-se de um dos sobrados mais altos da cidade antiga, composto de três pavimentos. A fachada principal é coroada com um frontão triangular, com o tímpano preenchido por motivos ornamentais fitomórficos, e apresenta janelas de rasgo e de peito envoltas em arcos plenos nos segundo e terceiro pavimentos, respectivamente.
Destaca-se entre os demais sobrados por possuir um telhado prismático de quatro águas e pelo tratamento dado às fachadas laterais, que possuem janelas de peito que dão para telhados vizinhos e cornijas acompanhadas por frisos de azulejos, características essas atípicas de um sobrado unido à suas divisas.
Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968.