Palacete Ceará

4 de janeiro de 2013 - 18:01

Decreto no 16.237, data 30/11/83

Palacete Ceará

Hoje Caixa Econômica Federal

Endereço: Rua Guilherme Rocha, n° 48
Proprietário: Caixa Econômica Federal



Características do bem tombado e justificativa do tombamento

O Palacete Ceará é uma das obras mais representativas das primeiras décadas do nosso século (1920), período em que ocorre grande transformação na aparência arquitetônica da cidade.
Foi autor do projeto o arquiteto João Sabóia Barbosa. A edificação era de propriedade do Sr. José Gentil Alves de Carvalho, tendo sido construída por Rodolpho F. da Silva e Filho.
O Palacete Ceará constava originalmente de amplos salões corridos, contíguos à escada de acesso, nos quais funcionavam, no térreo, um restaurante, conhecido por Rôtisserie Sportman e nos andares superiores, o Clube Iracema, núcleo de encontro do mundo elegante da cidade de então.
Com as transformações por que passou a cidade, principalmente depois do fim da última guerra, novas funções foram dadas ao prédio que acabou por ter uso degradado, sofrendo, em conseqüência, algumas intervenções nos interiores. Finalmente foi adquirido pela Caixa Econômica Federal em 1945, que adaptou às novas funções.
Vitimado por incêndio aos 8 de julho de 1982, teve seu interior totalmente destruído, conservando, no entanto, as fachadas fachadas em bom estado, justificando dessa forma sua recuperação. Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968, através do decreto n° 16.237 de 30 de novembro de 1983.