Antiga Alfândega

4 de janeiro de 2013 - 17:29

Processo em andamento apresentado ao Conselho Estadual de Preservação Cultural em 17.10.2005.

Antiga Alfândega

Alfândega2


Endereço: Rua Pessoa Anta

Proprietário: Caixa Econômica Federal


Características do bem tombado e justificativa do tombamento


O edifício da antiga alfândega, localizado na Av. Pessoa Anta, na Praia de Iracema, compõe o conjunto portuário previsto no projeto do engenheiro inglês Jonh Hawksham para o porto de Fortaleza, elaborado no final do século XIX. O prédio foi construído por Tobias Laureano de Melo e Ricardo Lage, com base no contrato aprovado pelo decreto nº 8.943, de 12 de maio de 1883, tendo sido inaugurado em 1891.


O edifício constitui-se em um grande bloco central de dois pavimentos destinados à administração do conjunto mercantil da aduana e os armazéns, nos dois blocos laterais, um pouco mais recuados em relação ao primeiro. NA face leste, ligado ao armazéns, um edifício também de dois andares, destinados à administração do porto.


O imóvel, onde passaria a funcionar a alfândega, possui características das edificações ferroviárias, evidenciadas pelos detalhes formais e construtivos, tais como a plataforma de carga e descarga, protões de amplas dimensões, piso para tráfego intenso de carga e fachada despojada, revestida de pedra.


Os acessos ao bloco principal são feitos por dois grandes portões de ferro fundido, localizados no centro do prédio, nas faces norte e sul. A s esquadrias são em madeira, com detalhes em vidro e bandeiras em ferro fundido. Algumas têm molduras de alvenaria, em forma de arco abatido, e outras têm trabalho em cantaria. Linhas horizontais marcam piso superior da edificação e a parte superior da fachada è arrematada por platibanda com cimalha.


No interior, são encontrados adornos e elementos estruturais em ferro fundido e forjado. No saguão, colunas metálicas com fuste cilíndrico, decoradas com capitéis coríntios, escadaria monumental dupla em dois lances, balcões, corrimão e gradis oriundos de Glasgow, escolhidos nos catálogos da empresa Walter Mac Farlane.


À época da inauguração, isto é, ao final do império, o conjunto portuário passa a compor parte importante na estrutura econômica do Estado e peça fundamental no sistema de transporte interurbano, como nó de ligação com o transporte marítimo para importação/exportação.


Com o advento da República, o prédio sofre alterações para adaptar-se às exigências provenientes do novo regime. Na década de 1930, com a mudança de localização do porto para a enseada do Mucuripe, as atividades portuárias foram também transferidas e o prédio da alfândega passou a ser ocupado por outros setores da secretaria da Fazenda.


Nos anos 1980, o edifício foi adquirido pela Caixa Econômica Federal, que realizou obras de recuperação no prédio, após a sua quase destruição pelo incêndio ocorrido em 1978. Tido como edificação de indiscutível valor arquitetônico, o imóvel foi completamente reformado, conservando, entretanto seu aspecto externo inalterado. No interior, foi feito trabalho de reorganização dos espaços, com a instalação de divisórias, novos revestimentos de piso, forro e instalações para abrigar as novas atividades passando a funcionar como agência bancária.


Tombado pelo Patrimônio Estadual em 2005, o edifício deverá sediar futuro conjunto Cultural da Cidade, vinculado à Caixa Econômica Federal.