Projetos e Programas Especiais

3 de janeiro de 2013 - 18:07

Programa Editorial

Coleção Outras Histórias
A Coleção Outras Histórias é um projeto editorial do Museu do Ceará, iniciado em janeiro de 2001, que busca incentivar o interesse do público pelo conhecimento e pela reflexão sobre dimensões variadas de nossa história. Movida por um senso de responsabilidade institucional em fomentar um espaço de discussão em linguagem acessível, sem prejuízo do rigor acadêmico, a coleção assume e reitera o compromisso do Museu com uma prática educativa voltada à construção do juízo crítico. A multiplicidade de abordagens e objetos de investigação em Outras Histórias encontra-se, para fins de sistematização e organicidade, em três núcleos temáticos: estudos de cultura material, especialmente direcionados para o acervo da instituição; pesquisas no âmbito do conhecimento histórico, ou de áreas afins, relevantes para melhor compreensão do referido acervo; publicação comentada de documentos inéditos, de modo a promover a divulgação de vestígios e testemunhos que possam servir de subsídio a trabalhos futuros. Atualmente a Coleção Outras Histórias conta com 62 volumes.

Cadernos Paulo Freire
A partir das atividades que o museu vem realizando, foi surgindo a necessidade de uma linha editorial para ampliar a rede de discussões sobre as relações entre a pedagogia de Paulo Freire e o estudo da nossa história por meio do museu. Assim, emergiu a proposta para a publicação dos “Cadernos Paulo Freire” em 2003. Essa linha editorial tem o objetivo de publicar textos sobre educação patrimonial, ressaltando possibilidades de reflexão e ação no museu histórico, que fazem ligações entre a museologia e outras áreas do saber, como pedagogia, história e antropologia. Além de enfocar o Museu do Ceará, existe a intenção de acolher textos que desenvolvam reflexões sobre outras experiências de educação. Ao tratar mais especificamente de questões pedagógicas, os “Cadernos Paulo Freire” complementam e reforçam o sentido da “Coleção Outras Histórias”.

Edição fac-similar
Buscando alargar a sua política editorial, a fim de melhor subsidiar as diversas atividades educativas que desenvolve, o Museu do Ceará publicou, em edição fac-similar, livros ou manuscritos raros referentes à História do Ceará.

Coleção “Outras Historinhas”
Linha editorial voltada para o público infantil, com a finalidade de introduzir as crianças, por meio de narrativas ilustradas, nas discussões acerca do patrimônio cultural.

Cordéis
O Museu do Ceará tem incentivado a produção de cordéis sobre o acervo existente na Instituição e sobre variados temas da história do Ceará.

Outras publicações

Publicações sobre o museu

Semana Paulo Freire
Desde 2001, o Museu do Ceará vem realizando a Semana Paulo Freire. Em cada edição, professores e estudantes de diferentes áreas do saber se reúnem para discutir temáticas relacionadas ao compromisso do Museu com a ação educativa pautada nos princípios da pedagogia freireana.
A IV Semana Paulo Freire de 2005 foi centrada na temática “Paulo Freire no plural” e aconteceu para os dias 05 a 08 de Outubro. Inscrições e maiores informes sobre o evento poderão ser prestados pelos telefones (85) 3101-2610 ou (85) 3101-2611, a partir da última semana de Setembro.

Oficinas para professores

Visando principalmente os professores das escolas públicas e privadas, o Museu do Ceará oferece a oficina de “Como visitar um museu histórico” com o objetivo de potencializar a ação educativa que o contato com os objetos pode proporcionar. Nessa oficina são ofertados textos teóricos e a cartilha “As Aventuras de Dorinha no Museu” (material didático especialmente confeccionado pelo MUSCE desde 2001), a partir dos quais várias sugestões de planejamento de atividades – que devem anteceder e suceder uma visita a qualquer instituição museológica – podem ser adaptadas para várias faixas etárias e níveis de escolaridade. Também são discutidas as finalidades de um museu histórico na atualidade e as propostas específicas do Museu do Ceará, cujo entendimento se faz necessário para a compreensão e a participação conseqüente dos docentes no trabalho desenvolvido pelo núcleo pedagógico. A oficina e o material didático usado são gratuitos. A programação se realiza aos sábados de manhã. Para garantir a vaga, o professor deve agendar com antecedência a sua participação, junto ao núcleo educativo do Museu, pelos telefones (85) 3101-2610 ou (85) 3101-2611.

Comissão Científica de Exploração (Comissão das Borboletas)

Projeto de pesquisa idealizado pelo Museu do Ceará, cuja coordenação geral ficou a cargo do Prof. Dr. Régis Lopes e da Profa. Dra. Silvia Porto Alegre. Tem por objetivo coletar e publicar diferentes documentos (jornais, atas etc) referentes à expedição científica que no período de 1859 a 1861 instalou-se no Ceará, sob ordens do Imperador do Brasil, Dom Pedro II. Um livro sobre o assunto já foi publicado pela Coleção Outras Histórias (Comissão das Borboletas – A ciência do Império entre o Ceará e a Corte). O projeto se encerra somente no segundo semestre de 2005. A pesquisa está sendo desenvolvida na Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Arquivo Público do Ceará, Biblioteca Pública Menezes Pimentel e Instituto Histórico do Ceará.

Dia das Crianças

Todo dia 12 de Outubro, o Museu do Ceará promove atividades especiais para a criança, como teatro de bonecos, contação de histórias, visitas orientadas, brincadeiras de roda e com brinquedos de sucata, com o objetivo de incentivar as visitas à Instituição e conscientizar os pequenos para a valorização do patrimônio cultural do nosso Estado.

Museu do Ceará
Rua São Paulo, 51 – Centro