Arquitetura

3 de janeiro de 2013 - 17:37

O Monumento como Símbolo, essa era a concepção do arquiteto Sérgio Bernardes, que encarregou-se do projeto e concebeu o agrupado arquitetônico na forma em que agora se apresenta. Iniciada sua construção em maio de 1970, as obras tiveram andamento normal, simultaneamente aos serviços do Palácio da Abolição e seus anexos, ganhando ritmo acelerado já na administração do Governador César Cals (1971-1975), sendo finalmente concluída em 1972.

O Mausoléu Castelo Branco, além de seu valor histórico, possui também importância arquitetônica. A proposta irreverente compreende a edificação, propriamente dita, um bloco de concreto retangular e longilíneo dividido, no sentido do comprimento, por um septo, formando duas galerias, com seu arrojado balanço de trinta metros, rematado pela denominada “Capela de Meditação”, onde repousam os corpos do ex-Presidente Castelo Branco e de sua mulher D. Argentina Viana Castelo Branco.  Intencionalmente, o projeto arquitetônico sugere um fluxograma em forma de “u”, que induz aos visitantes percorrerem as galerias temáticas que retratam a trajetória do ex- Presidente, no percurso de ida e volta. Estas galerias são paralelas e uma está voltada para o leste e a outra para o oeste.

O monumento, do ponto de vista filosófico, representa uma projeção do pensamento no espaço, sendo o pensamento uma soma de reflexões. A “Capela de Meditação” seria o local de arbítrio onde o indivíduo escolheria entre o espírito e a matéria. A Capela é sempre ponto de passagem. Na testada norte do edifício está inscrito o trecho de um discurso selecionado no intuito de demonstrar o que seria o fundamento básico das idéias do ex-Presidente:

“Nossa vocação nacional – de nos transformarmos em um país grande e forte, capaz de eliminar a miséria de seu povo, ser um elemento de paz num mundo conturbado, respeitar os seus vizinhos, exercer o poder sem violência, conquistar a riqueza sem injustiça”.

 

 

 

 

 

 

Mausoléu Castelo Branco
Palácio da Abolição – Av. Barão de Studart, 505, Aldeota
CEP:61700-000 – Fortaleza CE
Aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h,
e aos sábados e domingos, das 13h às 17h.