Biblioteca Pública do Estado do Ceará

2 de janeiro de 2013 - 17:22

Criada em 25 de março de 1867 como Biblioteca Provincial do Ceará, está hoje integrada arquitetonicamente ao Centro Cultural Dragão do Mar, ocupando uma área de 2.272m2, distribuídos em cinco pavimentos. Com a missão de disseminar informação, cultura, educação e lazer para toda a comunidade cearense sem qualquer distinção de sexo, raça, religião ou nível econômico /social, oferece também atendimento especializado para deficientes físicos e analfabetos.

Um acervo de aproximadamente 115mil volumes, totalmente informatizado através do software Arches-Lib de gerenciamento de bibliotecas, está à disposição dos usuários que a freqüentam em uma média de 10.000 usuários/mês.

Coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará – SEBP/CE, composto por todas as bibliotecas públicas municipais do estado, localizadas nos 184 municípios cearenses.

Atualmente, a biblioteca passa por reforma estrutural de grande porte, incluindo melhorias hidráulicas, elétricas, mudança de toda a estrutura de refrigeração, entre outros serviços. A biblioteca será reaberta em 2018, como um equipamento novo no quesito estrutural, com ambientação modernizada e um novo conceito.

Enquanto duram as obras, o atendimento ao público está mantido, com a Biblioteca Pública Espaço Estação aberta de segunda a sábado, das 8h às 17h, disponibilizando 40% do acervo de forma permanente e o restante do acervo sob demanda.

A Biblioteca Pública Espaço Estação realiza uma programação cultural permanente, atraindo também novos públicos, devido à facilidade de acesso (a Biblioteca está ao lado da Praça da Estação, com linhas de ônibus para vários bairros).

Além da leitura no local, dos empréstimos de livros, dos setores como o infantil e o braille, a programação cultural da biblioteca é diária e inclui, com entrada franca, atividades como cursos, oficinas, rodas de leitura, contação de histórias, debates, palestras, exposições, eventos de RPG e sobre outros jogos e séries de literatura fantástica, entre outras ações.

Confira a programação deste mês.

Biblioteca Pública do Estado do Ceará – Espaço Estação
rua 24 de Maio, 60, Centro, Fortaleza
Fone: 3101.6799
Aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 17h
Facebook: Biblioteca Pública do Estado do Ceará

Links Relacionados

Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel
Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro
CEP: 60010-000 – Fortaleza – CE

Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 9 às 17 horas.
Atendimento suspenso durante as obras de reforma.

Contatos:
(85) 3101.2552 – 3101.2541 – 3101.2544