Biblioteca Volante

27 de dezembro de 2012 - 18:06

O Projeto Biblioteca Volante, ônibus equipado, por meio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, é uma extensão da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, biblioteca de referência do Estado, situada em Fortaleza, que tem como missão levar o livro, a leitura, a literatura e a biblioteca, principalmente às comunidades onde o acesso é difícil ou quase inexistente, promovendo, dessa maneira, a socialização do conhecimento, da educação, da pesquisa e do lazer, proporcionando o enriquecimento cultural e a inclusão social.

Sobre os recursos humanos, técnicos e instrumental
A unidade da Biblioteca Volante, equipada com central de ar-condicionado, conta com a presença de 1 bibliotecária, 1 motorista, 1 atendente braille com o seguinte instrumental: 1 computador para pesquisa e consulta, balcão para leitura, equipamento para exibição e mostra de filmes e material didático dirigido para contação de histórias e rodas de leitura.

O acervo bibliográfico, para consulta presencial e disponível para empréstimo, é composto por aproximadamente 3000 exemplares (2800 títulos), distribuídos da seguinte forma: Literatura Infanto-Juvenil (40%), Obras de Referência (10%) e Obras Gerais (50%). Dentre as Obras Gerais: Literatura Brasileira e Estrangeira, Biografias, Bibliografias, material iconográfico, Literatura de Cordel, Educação Sexual, Administração, História do Ceará, do Brasil e do Mundo, além de jornais e revistas diversas.

Para estimular o empréstimo, por conseguinte a leitura, a Biblioteca Volante disponibiliza o fornecimento de Carteira de Usuário gratuitamente, o que permite o seu acesso ao acervo, inclusive, o da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.

Atividades da Biblioteca Volante
Entre as atividades desenvolvidas pela Biblioteca Volante, destacam-se a oficina de origami, arte com balões, contação de histórias e pintura em rosto. Estas atividades trazem informações de acordo com as necessidades das comunidades atendidas, como também, dinamiza o uso do livro e propaga a leitura como uma atividade prazerosa, cintes da importância da prática social da leitura.

No intuito de democratizar a leitura e a cultura, permitindo acessibilidade a todos que dela precisam, a Biblioteca Volante possui livros em braille, havendo nos locais atendidos palestra sobre o assunto, também como uma exposição com os objetos que fazem parte do dia-a-dia dos deficientes visuais.

São diversas as instituições atendidas pela Biblioteca Volante, dentre: escolas, organizações não governamentais (ONG’s), associações beneficientes, centros comunitários e culturais, abrigos, orfanatos e asilos no Estado, com participação em eventos de natureza, principalmente, cultural.

INFORMAÇÕES:
Para agendamento de visitas: 3101.2548/2546/2547, às segundas-feiras de 8h às 17h.
E-mail: bibliotecavolante@secult.ce.gov.br  Isabella Correia ou Jackson Rocha