Ações Culturais

27 de dezembro de 2012 - 17:23

Encontro Mestres do Mundo – Reúne grande diversidade de saberes vindos de várias regiões do mundo, pela terceira vez. Mestres das mãos, do corpo, do sagrado, dos sabores, da oralidade, dos sons e das imagens, entre portadores da tradição nas diversas vertentes da dinâmica cultural, participam de encontros, seminários e apresentações. Tem fundamento na idéia de que a cultura popular tradicional guia o labirinto da globalização para um retorno a nós mesmos. Deve, sobretudo, fortalecer o intercâmbio entre saberes e fazeres, valorizando o Mestre como mantenedor das tradições coletivas. Uma compreensão contemporânea, não-fossilizada no tempo. Entender o mestre como portador ativo, e não como guardião, de uma tradição, é o principal foco do Encontro.

Dia do Ceará – O Governo  do Estado do Ceará comemora anualmente o dia do Ceará no dia 17 de janeiro que representa a Emancipação Política e Econômica do Ceará da Província de Pernambuco. Por meio do Decreto 13.470, de 18 de maio de 2004, o DIA DO CEARÁ passa a fazer parte do calendário histórico cearense como dever cívico do nosso povo em comemorar as maravilhas do Estado. Por ocasião da celebração desta data será realizado um evento oficial na cidade de Aquiraz (§2º, do art. 1º), e os órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta estadual devem comemorar o DIA DO CEARÁ e associarem-se a promoções de iniciativa oficial ou privada (art.2º).

Festival Música na Ibiapaba – O evento realiza uma intensa programação artístico-pedagógica, buscando atender a instrumentistas, cantores, compositores, regentes, professores e estudantes, bem como estimular a inserção do público em geral, sobretudo de jovens, no mundo da música. Durante oito dias, músicos e aprendizes ocupam ruas, salas, igrejas e praças da serra para trocar experiências através de acordes. Sentados nas calçadas ou em bancos, soltam suas vozes e fazem arranjos para o baião, o xote, o choro e o samba. Para ampliar as experiências e pesquisas em música, são desenvolvidas atividades nas mais variadas temáticas e gêneros para ser ministradas por músicos reconhecidos nacional e internacionalmente.

Festival de Dança no Litoral Oeste – tem por objetivo fomentar ainda mais o aprendizado, o intercâmbio de experiências, o acesso a distintas formas de manifestação nessa linguagem e a formação de público para a dança. O projeto responde a uma demanda dos artistas da dança que, há anos, desenvolvem um processo coletivo de elaboração e apropriação de conhecimentos em dança, mobilizando-se em torno da criação artística e da geração de políticas culturais públicas para a região.

Festival do Inhamuns – Circo,Bonecos e Artes de Rua –  O projeto leva ao sertão cearense a riqueza das manifestações de arte popular e de rua, com apresentações de palhaços, artes circenses, bonecos, teatro e arte de rua, malabares e pernas de pau. Além das apresentações dos artistas e grupos convidados e selecionados, o Festival também promove oficinas preparatórias com o objetivo de formar pessoas para dar continuidade a essas movimentações artísticas durante todo o ano, além de promover e valorizar a arte. Na programação de oficinas, temas como técnicas circenses, marionetes e treinamentos de iluminação, sonorização e de camareira.

Festival de Trovadores e Repentistas – Trata-se de Competições entre cantadores e repentistas, apresentando   atrações regionais, nacionais, além de cursos e seminários. Durante o Festival, cantores locais trocam experiências com artistas convidados.

Festival Ceará Junino – Anualmente o Governo do Estado do Ceará realiza o Festejo Ceará Junino na Praça Verde do  Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, reunindo as melhores quadrilhas juninas do estado com a finalidade de promover uma das mais ricas tradições do nosso patrimônio cultural. O festejo ainda seleciona e premia as melhores quadrilhas juninas.