18 de dezembro de 2012 - 18:40

Dia 01

Dia do Turismo Ecológico

Nascimento, em Fortaleza (1957-1993), de Leonilson, um dos mais destacados artistas da chamada “Geração 80”. Participou de bienais em Paris, São Paulo e Istambul, e teve mostra no MoMA, de Nova York, além de galerias internacionais e nacionais, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. Aclamado por suas pinturas de forte colorido, Leonilson foi também exímio desenhista.

Dia 02

Dia Nacional do Turismo

Dia 03

Dia do Meteorologista

Dia 05

Nascimento de um dos maiores e mais populares poetas cearenses, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré (1909), no município de Assaré, região do Cariri.

Dia 06

Dia do Município, em Horizonte

Dia 07

Falece, em Fortaleza (1931), o poeta Juvenal Galeno

Instalação da Universidade Regional do Cariri – URCA

Dia 08

Dia Internacional da Mulher

Dia 10

Nascimento de Lourenço Filho na Vila de Porto Ferreira, SP (1897-1970). Em 1922, passou a atuar no Estado do Ceará, como Diretor de Instrução Pública, promovendo uma reforma pioneira no ensino cearense.

Dia 12

Semana Nacional da Biblioteca

Dia 13

Decreto N0 21.306, de 13/03/1991, coloca a Igreja de Nossa Senhora da Soledade, no distrito de Siupé, em São Gonçalo do Amarante, entre os bens tombados do Ceará.

Dia do Município, em Mulungu

Dia do Município, em Chorozinho

Dia 14

Dia Nacional da Poesia

Dia do Município, em Arneiroz

Dia 17

Fortaleza é elevada pelo Imperador D. Pedro I à condição de cidade, sob a denominação de Cidade da Fortaleza de Nova Bragança (1823).

Dia Internacional da Marinha

Dia do Município, em Guaiúba

Dia 19

Dia de São José, padroeiro do Ceará, data de grandes festividades religiosas em todo o Estado. O dia de São José marca a passagem do equinócio, período inicial das chuvas _ daí porque a fé popular o relaciona às bênçãos de um bom inverno. O santo é padroeiro de Missão Velha, Catarina, Aquiraz, Granja, Potengi, Maracanaú e Ubajara.

Dia da Escola

Dia do Artesão

Dia do Livro

Dia do Funcionário Público Municipal

Reabertura do Seminário da Prainha (1973), que havia sido fechado em 1966. A solenidade marcou também a inauguração da Faculdade de Filosofia de Fortaleza.

Dia 20

Assinatura do decreto que proibiu a escravidão de índios no Brasil (1662)

Dia 21

Dia Universal do Teatro

Aula inaugural da Universidade de Fortaleza-UNIFOR (1973), com a presença do Ministro da Educação Jarbas Passarinho.

Dia 22

Inauguração das instalações da FUNCEME (1973), órgão ligado à Secretaria da Agricultura

Dia 23

Dia da Juventude

Instalação da Escola Normal (1884), na R. Liberato Barroso n° 525, que ocupou depois outras sedes.

Inauguração do Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé (1973), de Fortaleza

Dia 24

Nascimento de Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, (1844), no Crato. Tido pela população como santo milagreiro, mártir e patriarca, Padre Cícero desempenhou papel fundamental no episódio conhecido como “Sedição de Juazeiro”, que derrubou o governo de Franco Rabelo. Hoje, nas proximidades do dia 24/mar, comemora-se a Semana do Padre Cícero, em Juazeiro.

Mundial da Água

Dia Mundial da Tuberculose

Dia 25

Instalação da Biblioteca Provincial (Biblioteca Pública) e do Arquivo Público (1867), num prédio da Pça Marquês de Herval (José de Alencar), passando depois por várias sedes, sendo o arquivo separado da bibliotaca.

Dia do Município, em Porteiras

Dia do Município, em Paracuru

Dia do Município, em Martinópole

O Ceará é a primeira província brasileira a libertar seus escravos, em 1884, quatro anos antes de a abolição ser oficialmente decretada em todo o país, em 13 de maio de 1888.

Dia 26

Chegada da missão artística francesa (1816). Chegada do pintor Debret, autor do desenho da bandeira do império brasileiro, ao Brasil (1816). Início da segunda regência da princesa Isabel (1876)

Dia do Mercosul

Dia do Município, em Uruóca

Dia 27

Nascimento de Sérvulo Esmeraldo (1928) pintor, gravador e desenhista, no Crato. Participante da Escola de Paris, cidade na qual viveu 25 anos, Sérvulo ligou-se ao movimento de arte cinética. Retornou a Fortaleza em 1980, dedicando-se a esculturas para espaços públicos. Foi curador da Exposição de Esculturas Efêmeras, em 1986 e 1991.

Dia 29

Dia do Município, em Aratuba

Dia 30

Inauguração do Cabo Submarino (1882), ligando Fortaleza ao Sul do País, e em 30 de maio, ligando Fortaleza à Europa.

Dia 31

Dia do Município, em Iracema

* Em março de 1871 foi inaugurado, em Fortaleza, o Palacete Senador Alencar, para sediar a Assembléia Provincial. O prédio abrigaria depois a Academia Cearense de Letras, e hoje é sede do Museu do Ceará.

ATUALIZE SEU MUNICÍPIO ATRAVÉS DO EMAIL: marketing@secult.ce.gov.br