18 de dezembro de 2012 - 18:48

Dia 01
Falece, em Fortaleza (1943), o escritor e poeta Quintino Cunha

Começa a Trezena de Santo Antônio, no Convento de Santo Antônio, em Canindé (até o dia 13)

Dia do Município, em Alto Santo

Dia 04
Dia Nacional da Família na Escola

Dia do Município, em Quiterianópolis

Dia do Município, em Ererê

Dia 05
Dia da Ecologia. Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 07
Dia da Liberdade de Imprensa

Dia 09
Criação da Universidade Regional do Cariri

Dia 10
Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

Dia 11
Festa do Vaqueiro, em Morada Nova, o maior evento cultural da cidade, que atrai um número considerável de participantes vindos de municípios vizinhos, principalmente do Vale Jaguaribano e Fortaleza. A programação se estende pelo mês de junho.

Dia 13
Nascimento de Antônio Sales (1868-1940), em Parazinho, município de Paracuru. Mais conhecido pelo romance Aves de Arribação, de 1914, Antônio Sales foi também historiador literário, poeta e idealizador do grupo Padaria Espiritual.

Dia de Santo Antônio, quando ocorrem festividades em vários pontos do Estado, com destaque para Barbalha, que comemora o dia do seu padroeiro com a Festa do Pau da Bandeira, que tem início no dia 01 do mês. Santo Antônio também é padroeiro dos municípios de Quixeramobim, Jardim, Barro, Cariré, Caridade, Chaval, Antonina do Norte, Araripe e Ocara.

Dia 14
Dia de Corpus Christi (data móvel)

Dia 15
Fundação do Ideal Clube (1931)

Dia 17
Inauguração oficial do Theatro José de Alencar, com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pelos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge (1910). O jardim do Theatro seria construído anos depois, na reforma de 1974 a abril de 1975.

Dia Mundial da Luta Contra a Desertificação

Começa a Semana do Município, em Itaiúna (até 23/06)

Dia 21
Dia de São Luís Gonzaga, padroeiro de São Luís do Curu e Irauçuba

Dia 22
Começa a Semana do Município, em Canindé (até 29)

Dia 23
Dia do Município, em Tabuleiro do Norte

Dia do Município, em Eusébio

Dia 24
Dia de São João, com festividades em todo o Ceará. O santo é padroeiro dos municípios de Acarape, Amontada, Horizonte, Uruburetama, Cedro, Pacujá e São João do Jaguaribe.

Nascimento do repentista Aderaldo Ferreira de Araújo (1878-1967), o “Cego Aderaldo”, no Crato. Mestre de cantadores e violeiros, Aderaldo é figura lendária da poesia popular nordestina.

Dia 25
Inauguração do Museu de Arte da UFC – MAUC (1961)

Dia 26
Dia Nacional de Combate às Drogas

Dia 27
Dia Internacional do Diabético

Dia 29
Dia de São Pedro, padroeiro de Tejuçuoca, Miraíma, Caririaçu, Ibiapina, Barreira e Parambu, com festividades em todo o Ceará. Em Fortaleza, acontece a procissão marítima dos pescadores, na Beira-Mar. Em Iguape, os pescadores encenam a Nau Catarineta.

Dia do Pescador

Falece, em Fortaleza (1967), o poeta popular e cantador Aderaldo Ferreira de Araújo, o Cego Aderaldo

Dia 30
Dia do Município, em Salitre

Dia do Município, em Limoeiro do Norte

Dia do Município, em Baixio

* Em junho, anualmente, acontece em Fortaleza o Cine Ceará – Festival Nacional de Cinema e Vídeo, uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Desporto.

ATUALIZE SEU MUNICÍPIO ATRAVÉS DO EMAIL: marketing@secult.ce.gov.br