VII Encontro Mestres do Mundo

17 de dezembro de 2012 - 16:36

“Cantos e Festas do Sertão: homenagens ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga e 100 anos de publicação do livro Terra de Sol, de Gustavo Barroso” é o tema da sétima edição do Encontro Mestres do Mundo., que acontece de quinta, 20, a sábado,22, em Limoeiro do Norte. O evento dá continuidade a ações de apoio a cultura popular tradicional do Estado do Ceará, consolidando o programa de preservação do Patrimônio Cultural Imaterial, através dos Tesouros Vivos da Cultura.

O Encontro promoverá uma celebração ao Sertão por meio de seus cantos, folguedos e artesanato, destacando a estética sertaneja refletida na música, danças, artes manuais e poesia popular. As atividades serão realizadas durante todo o dia, nos três dias, com rodas dos mestres, seminários, programação de apresentações artísticas, relatos de experiências dos mestres e exposição de produtos artesanais na Vila Cenográfica.

Além de homenagear o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o evento irá prestar homenagem a Gustavo Barroso, folclorista cearense e autor de 128 livros. Sua estréia na literatura foi aos vinte e três anos, com o livro Terra de Sol. A publicação, um ensaio sobre a natureza e os costumes do sertão cearense, completa 100 anos de publicação.

Por meio das expressões artísticas e culturais inerentes às regiões sertanejas do Brasil, o evento abre espaço para a diversidade das manifestações de mestres e grupos tradicionais, mantendo sua característica de momento de confraternização, troca de experiências e valorização daqueles que guardam nas práticas culturais cotidianas e na memória, os principais valores de nossa tradição cultural.

O VII Encontro Mestres do Mundo é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.

Serviço:

VII Encontro Mestres do Mundo