Festival Música no Maciço de Baturité Começa Nessa Sexta-Feira,14

12 de dezembro de 2012 - 17:16

A formação musical e a música popular terão espaço garantido na região serrana cearense durante uma semana, com o FESTIVAL MÚSICA NO MACIÇO DE BATURITÉ que terá início nessa sexta-feira,14. Cento e cinquenta estudantes de música de todo o Ceará terão acesso a uma programação ampla e gratuita voltada para o aprendizado da música, num Festival que preza pela arte, educação e difusão cultural. A iniciativa é da ONG Ponto de Acesso à Arte, Cultura e Cidadania de Baturité e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Durante sete dias, no Mosteiro dos Jesuítas, uma programação intensiva aguarda os participantes do Festival. Pela manhã e tarde, os alunos receberão aulas práticas e teóricas, nas oficinas ministradas pela equipe de nove professores de renome nacional e regional formada por: Heriberto Porto, Pantico Rocha, Cainã Cavalcante, Thiago Almeida, Amanda Nunes, Thiago Rocha, Robson Lima, Luis Hermano Bezerra e David Calandrine.

As apresentações ocorrerão pela noite, e serão compostas por shows, recitais e ensaios abertos. Esse será um momento onde os alunos poderão compartilhar experiências e subir ao palco junto aos músicos-professores do Festival. A oportunidade para se desvelarem os novos talentos cearenses da música será garantida, tudo isso com a beleza e o clima convidativo da serra.

O FESTIVAL MÚSICA NO MACIÇO DE BATURITÉ surge a partir de uma nova perspectiva de desenvolvimento sociocultural e econômico. É por meio do ensino musical, da formação de residências artísticas com grandes nomes da música regional e nacional, que moradores da região serrana cearense, interessados por música, poderão compartilhar experiência, conhecimento e vivenciar um momento cultural único com sede na cidade de Baturité, localizada aproximadamente a 100 km de Fortaleza.

Setenta vagas foram destinadas aos moradores dos 12 municípios da região do Maciço de Baturité; e mais 30 vagas aos moradores do município de Baturité, sede do evento. Outra parte das vagas (50) foi destinada ao público dos demais municípios do Ceará, o que vem a enaltecer o acesso ao Festival e proporcionar intercâmbio entre estudantes, músicos e professores cearenses.

O momento artístico-cultural no Maciço de Baturité é favorável para o Festival, tendo em vista o trabalho desenvolvido por centros-culturais e ONGs, a exemplo do Ponto de Acesso à Arte, Cultura e Cidadania, na região. A presença da música só vem a fortalecer uma tradição calcada em manifestações artísticas de longas datas nas cidades serranas.

A formação educacional, artística e profissional proposta pretende atingir desde estudantes até aqueles que já exercem a profissão de músico ou professor. Visando o protagonismo de uma região que, historicamente, é enraizada na cultura popular, o evento procura apresentar soluções econômico-culturais que estimulem o desenvolvimento sustentável local e regional.

FESTIVAL MÚSICA NO MACIÇO DE BATURITÉ

De 14 a 20 de dezembro, no Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité.

Informações: (85) 3262.7230