Cartografia do Audiovisual Cearense e do Programa Especial de Fomento- PEF” lança seu livro

12 de dezembro de 2012 - 16:19

A Cartografia do Audiovisual Cearense lança hoje,12, às 19h, no auditório do Palácio da Abolição, o livro “Cartografia do Audiovisual Cearense e do Programa Especial de Fomento- PEF”. De acordo com o coordenador geral da Cartografia, Luiz Bizerril, o livro trata-se, do mapeamento das dimensões contextuais e artísticas  do cinema e audiovisual cearense, além de trazer um diagnóstico que permite aos profissionais desse campo cultural e artístico  basear suas reflexões. “A ideia de mapear aquilo que os diversos atores sociais envolvidos na produção audiovisual cearense estão realizando foi o que norteou a produção da Cartografia do Audiovisual Cearense – o livro e o site”, acrescenta Luiz. A Cartografia do Audiovisual Cearense é uma realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT CE, Agência Nacional do Cinema – ANCINE,  Banco do Nordeste do Brasil BNB e UFC – Universidade Federal do Ceará através do Curso de Cinema e Audiovisual.

Segundo Bizerril a Cartografia do Audiovisual Cearense é composta basicamente por quatro tópicos de pesquisa sendo eles a história da produção de filmes no Ceará, a história da exibição cinematográfica no Ceará, pesquisa com seis segmentos do Audiovisual e Cinema (Animação; Cineclube; Formação; Produção para TV; Curta-metragem; Longa-metragem), levantamento de dados sócio-econômicos e de produção do Audiovisual e Cinema Cearense e análise e contextualização dos dados.

A Cartografia do Audiovisual Cearense se apresenta, justamente, como espaço para a construção crítica dos dados encontrados pelos pesquisadores. Representa a oportunidade de colocá-los em relação dinâmica a ponto de conseguir refletir o movimento dos fatores e circunstâncias encontrados . Contudo, uma demonstração estática dos dados ou uma demonstração em forma de problema, uma leitura política ou apolítica está nas mãos de cada realizador e reflete sua formação e visão .Apoiar novas questões e formulações, prospectar a diversidade provenientes de diferentes ambientes, refletir sobre os interesses   e caminhos dos realizadores de cinema e audiovisual cearense traça um rumo para o entendimento do cinema e audiovisual cearense – objetivo maior da Cartografia do Audiovisual Cearense.

Serviço:

Lançamento do livro “Cartografia do Audiovisual Cearense e do Programa Especial de Fomento- PEF”
Data: 12 de dezembro
Hora: 19h
Local: auditório do Palácio da Abolição
Informações: 91297052