Museu do Ceará homenageia o centenário historiador Ismael Pordeus

30 de novembro de 2012 - 11:20

O Museu do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realiza na próxima, quarta-feira,05, a partir das 18h, o lançamento da reedição fac-similada de “Raízes Históricas de Brasília- Datas e Documentos- 1° Parte”, faz parte das comemorações do centenário do historiador Ismael Pordeus, que coincide com os oitenta anos do Museu do Ceará.

Segundo a diretora do Museu, Cristina Holanda, o Museu do Ceará faz questão de alardear a relação amistosa e respeitosa que mantém com a memória do historiador, com seus descendentes, e aproveita o ensejo da reedição desta obra para dizer que todo seu acervo está aberto à comunidade e a coleção Ismael Pordeus é parte importante deste conjunto, disponível para consulta, higienizado e catalogado, representando um desafio para buscas, achados, comprovação ou não de hipóteses, enfim, para o exercício de uma atividade complicada e prazerosa, ao mesmo tempo, que é a de compreender o processo, ver as colaborações pessoais importantes, e apostar em um grande projeto coletivo de escrever sobre o que fomos, o que somos e o que queremos ser.

Ismael Pordeus foi um historiador que sempre valorizou o levantamento dos documentos, a busca dos arquivos, e nos deixou uma obra importante para a compreensão do Ceará. Ele fez um trabalho meticuloso de leitura e hermenêutica dos fatos históricos, buscando por meio da correspondência com outros centros, compensar as dificuldades da pesquisa em tempos que precederam a informatização que vivemos hoje. Este acervo chegou ao Museu do Ceará como um presente que mostra a generosidade da família e o voto de confiança na seriedade da Instituição que se renova, permanentemente, de acordo com as novas visadas teóricas, as novas ferramentas colocadas à disposição dos pesquisadores e o avanço que significou a implantação dos programas de pós-graduação da UFC e da UECE. Ismael Pordeus teve a sua “À Margem da Dona Guidinha do Poço”, em 2002. Este livro foi fundamental para ampliar a recepção do vigoroso romance do jovem Oliveira Paiva. Vale ressaltar o entusiasmo que provocou na crítica Lúcia Miguel Pereira, uma das responsáveis pela recuperação dos originais deste romance, já no século XX.

Depois veio “Antônio Conselheiro e a Matriz de Quixeramobim”, uma reunião de artigos publicados pelo jornal “O Nordeste”, acrescidos de dois documentos seminais para a compreensão do Conselheiro. A operação ideológica de desmonte da contribuição deste líder religioso e político passava pelo que chamavam de “fanatismo” e pela acusação infundada de que seria matricida. Ismael Pordeus, com paciência de um monge e a determinação de um guerreiro encontrou o batistério em Quixeramobim, e documentos sobre a mãe de Antônio Vicente Mendes Maciel e, assim, desmontou este engodo. A Matriz de Quixeramobim é uma contribuição importantíssima para a ocupação dos sertões cearenses. Por ocasião do bicentenário da implantação da autoridade religiosa no centro geográfico do Ceará, Ismael Pordeus publicou esta série de artigos que reunidos em livro se tornou dos melhor recebidos, em termos de vendagem e de crítica, da Coleção Outras Histórias. Agora chegou a vez de “Raízes Históricas de Brasília”, uma pesquisa de vulto que recupera a trajetória das propostas e das lutas para a interiorização da capital do Brasil.

O livro mantém sua atualidade quando Brasília se afirma como metrópole, e se consolida como núcleo de poder e de irradiação de influências do chamado Planalto Central para todo o país. Ismael Pordeus está aqui, em cada página deste livro, que enriquece nossa bibliografia e faz parte da homenagem do octogenário Museu do Ceará a este historiador centenário, exemplo para os que se dedicam com seriedade à pesquisa e que fazem História com H maiúsculo.

Serviço:
Lançamento do livro “Raízes Históricas de Brasília- Datas e