Show de Palavra Cantada e bate-papo com Sânzio de Azevedo marcam último dia de programação da X Bienal Internacional do Livro amanhã (18)

19 de novembro de 2012 - 13:24

Encerrando uma intensa programação de dez dias de evento domingo (18), a X Bienal Internacional do Livro do Ceará reserva ao público visitante do Centro de Eventos do Ceará um bate-papo com um dos grandes homenageados desta edição. O poeta, ficcionista, ensaísta e Doutor em Letras pela UFRJ, com tese sobre a Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará, Rafael Sânzio de Azevedo, recebe o público para o encontro “Fornadas Literárias” com o tema “Padaria Espiritual: o Pão do Espírito para o Mundo. A conversa acontece a partir das 15 horas no Café Java. Encerrando a programação da Bienal, pessoas de todas as idades estão convidadas para a apresentação da dupla Palavra Cantada, que apresenta o show “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” no auditório Moacir Jurema (Antônio Sales) às 19 horas. A distribuição dos ingressos começa cinco horas antes do início do show, num estande montado dentro da Bienal.

Sobre Sânzio de Azevedo

É Poeta, ficcionista e ensaísta. Possui título de Doutor em Letras pela UFRJ, com tese sobre A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 1973, passando a ocupar a Cadeira no.1 , que tem como patrono Adolfo Caminha. Foi revisor do jornal O Estado de São Paulo durante quatro anos. Grande estudioso da literatura cearense, escreveu inúmeras obras sobre o tema.  Recebeu prêmios como: Prêmio de Ensaio e Crítica da Academia Cearense de Letras, Prêmio Cidade de Fortaleza e o Prêmio Estado do Ceará de Ensaios e Estudos Literários.

Sobre Palavra Cantada

A dupla Palavra Cantada iniciou carreira em 1994, quando os músicos Sandra Peres e Paulo Tatit propuseram criar novas canções para as crianças. Em todos os trabalhos, tornaram-se linhas marcantes a preocupação com a qualidade das letras, arranjos e gravações e o respeito à inteligência e à sensibilidade da criança. Seis dos treze CDs lançados pela dupla foram premiados.

Sobre a Bienal

Em sua décima edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará presta uma homenagem a ilustres nomes da literatura nacional e internacional, como: o nigeriano Wole Soyinka, ganhador do Nobel de Literatura 1986; o cearense Rafael Sânzio de Azevedo, Doutor em Letras pela UFRJ, com tese sobre “A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará”, e membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 1, cujo patrono é Adolfo Caminha; e o norte-riograndense José Cortez, ex-lavrador, que saiu do sertão e, por meio da literatura, se tornou um dos principais editores do Brasil, tendo fundado a Editora Cortez. Além desses, também será homenageada (post mortem) a escritora e abolicionista Francisca Clotilde, contemporânea da Padaria Espiritual, que completaria 150 anos de vida em 2012.

Temática

Com o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo”, a Bienal do Livro presta uma homenagem aos 120 anos do movimento artístico que escandalizou a pequena Fortaleza do final do século XIX com o humor, o talento e a ousadia de um grupo de escritores, pintores e músicos que promoveram intensas atividades de renovação artística e literária. Além da homenagem à Padaria Espiritual, a Bienal celebrará ainda os 90 anos da Semana de Arte Moderna, e os centenários do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues; e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena, legítimo representante da poesia popular nordestina.

Para todos os interesses

Uma ampla e diversificada programação foi montada para permitir à X Bienal Internacional do Livro contemplar o maior número possível de interfaces com a literatura. Para tanto, foram promovidas mais de 500 atividades entre palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, shows líteromusicais, cineclubes, colóquios, convenções e debates. As atividades serão realizadas nos diversos espaços montados, entre eles o Espaço Cordel, o Café Java, o Espaço Jovem, o Espaço Infantil, entre outros.

Ainda dentro da homenagem à Padaria Espiritual, estandes, salas, salões, auditórios e cafés receberão nomes alusivos aos “padeiros”, como eram chamados os membros do grupo. Eles serão homenageados por atores e bonecos, que se juntarão aos visitantes. Uma exposição no Memorial da Padaria Espiritual, montada com acervo do Museu do Ceará, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e Instituto Histórico e Geográfico do Ceará levará livros, roupas e artigos pessoais dos padeiros e atas recém-encontradas da Padaria. O setor será acompanhado por estagiários e instrutores dos núcleos educativos do Museu do Ceará e Arquivo Público e por alunos das escolas profissionalizantes do Estado.

Nos espaços destinados à exposição e venda de livros, as principais editoras nacionais e locais apresentarão seus produtos em uma moderna e acolhedora infra-estrutura a ser montada no local. Foram mais de 100 mil títulos, que ficaram expostos em quatro setores distintos: 1) Espaço das Editoras Cearenses, reunindo as editoras do Ceará e dando oportunidade aos editores do Estado exporem seus catálogos para o público visitante; 2) Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura, espaço destinado às editoras do Nordeste; 3) Editoras Universitárias, espaço conjunto para comercialização da produção acadêmica das editoras universitárias brasileiras e latinoamericanas; e 4) Espaço das Editoras Nacionais e Internacionais, em uma área destinada à exposição de livros de editoras nacionais e internacionais.

A X Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) com incentivo da Coelce e da Oi por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

• X Bienal Internacional do Livro do Ceará

Data: dia 18 de novembro de 2012

Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)

Horário de Visitação: das 9 horas às 22 horas

Entrada gratuita

*Toda a programação está sujeita a alterações

 

• Mais informações para a Imprensa sobre o assunto, falar com a AD2M Engenharia de Comunicação, empresa responsável pela assessoria de imprensa da X Bienal Internacional do Livro do Ceará.