Homenagem a Wole Soyinka, bate-papo com Zeca Baleiro e show de O Teatro Mágico foram destaques na Bienal do Livro nesta sexta (16)

17 de novembro de 2012 - 16:54

O pós-feriado lotou o Centro de Eventos, onde ocorre a X Bienal Internacional do Livro do Ceará até o próximo domingo (18). Além dos costumeiros estandes lotados de assíduos leitores, o dia foi marcado pela homenagem ao nigeriano que é Nobel de Literatura Wole Soyinka. O acadêmico assistiu a uma leitura dramática da peça teatral “O Leão e a Joia”, escrita por ele, que possui tradução para o português. Após a leitura, o nigeriano recebeu das mãos do secretário de Cultura do Estado, Professor Pinheiro, uma placa em homenagem à presença de Wole no evento. Ao público, Soyinka versou sobre as tradições dos povos africanos e a grande influência que exercem no Brasil por meio da religião, culinária e tantos outros costumes.

O dia também foi marcado pela presença do cantor, compositor e escritor Zeca Baleiro, que lotou o auditório Lucas Bizarro (Lívio Barreto), para um bate-papo com os fãs sobre música e literatura. Na ocasião, o maranhense lançou o livro “Bala na agulha – Reflexões de boteco, pastéis de memória e outras frituras”. Sobre a alcunha de escritor, Zeca disse que não se enxerga de tal forma. “Eu fico um pouco constrangido, acho que é escritor quem vive de literatura, o que não é o meu caso”, revelou. Sorridente, Zeca relembrou histórias de infância e até imitou o cantor e amigo pessoal Fagner. A amizade com o compositor cearense foi lembrada, assim como as parcerias com outros grandes nomes como Paulinho Moska, Oswaldo Montenegro e Charlie Brown Jr. A respeito de tais encontros musicais, Baleiro faz graça: “eu gosto dessa promiscuidade, a promiscuidade da música é saudável”, brinca.

Fechando o dia, a banda O Teatro Mágico levou uma multidão de fãs cearenses ao delírio com os maiores sucessos da trajetória do grupo, formado em 2003, na cidade de Osasco, São Paulo. O show aconteceu no auditório Moacir Jurema (Antônio Sales) e reuniu diversas gerações que cantaram em coro as músicas encabeçadas pelo vocalista Fernando Anitelli. Entre poesias, canções e acrobacias, O Teatro Mágico consolidou, mais uma vez, o carisma já presente no público de terras alencarinas.

Sobre a Bienal

Em sua décima edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará prestará uma homenagem a ilustres nomes da literatura nacional e internacional, como: o nigeriano Wole Soyinka, ganhador do Nobel de Literatura 1986; o cearense Rafael Sânzio de Azevedo, Doutor em Letras pela UFRJ, com tese sobre “A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará”, e membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 1, cujo patrono é Adolfo Caminha; e o norte-riograndense José Cortez, ex-lavrador, que saiu do sertão e, através da literatura, se tornou um dos principais editores do Brasil, tendo fundado a Editora Cortez. Além desses, também será homenageada (post mortem) a escritora e abolicionista Francisca Clotilde, contemporânea da Padaria Espiritual, que completaria 150 anos de vida em 2012.

A distribuição dos ingressos para todos os shows acontecerá cinco horas antes do início de cada apresentação em um posto localizado dentro da Bienal. A entrada do público acontecerá por ordem de chegada e estará sujeita à lotação do espaço.

Temática

Com o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo”, a Bienal do Livro irá prestar uma homenagem aos 120 anos do movimento artístico que escandalizou a pequena Fortaleza do final do século XIX com o humor, o talento e a ousadia de um grupo de escritores, pintores e músicos que promoveram intensas atividades de renovação artística e literária. Além da homenagem à Padaria Espiritual, a Bienal celebrará ainda os 90 anos da Semana de Arte Moderna, e os centenários do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues; e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena, legítimo representante da poesia popular nordestina.

Para todos os interesses

Uma ampla e diversificada programação está sendo montada para permitir à X Bienal Internacional do Livro contemplar o maior número possível de interfaces com a literatura. Para tanto, serão promovidas mais de 500 atividades entre palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, shows líteromusicais, cineclubes, colóquios, convenções e debates. As atividades serão realizadas nos diversos espaços montados, entre eles o Espaço Cordel, o Café Java, o Espaço Jovem, o Espaço Infantil, entre outros.

Ainda dentro da homenagem à Padaria Espiritual, os estandes, salas, salões, auditórios e cafés receberão nomes alusivos aos “padeiros”, como eram chamados os membros do grupo. Eles serão homenageados por atores e bonecos, que se juntarão aos visitantes. Uma exposição no Memorial da Padaria Espiritual, montada com acervo do Museu do Ceará, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e Instituto Histórico e Geográfico do Ceará levará livros, roupas e artigos pessoais dos padeiros e atas recém-encontradas da Padaria. O setor será acompanhado por estagiários e instrutores dos núcleos educativos do Museu do Ceará e Arquivo Público e por alunos das escolas profissionalizantes do Estado.

Nos espaços destinados à exposição e venda de livros, as principais editoras nacionais e locais apresentarão seus produtos em uma moderna e acolhedora infra-estrutura a ser montada no local. São esperados mais de 100 mil títulos, que ficarão expostos em quatro setores distintos: 1) Espaço das Editoras Cearenses, reunindo as editoras do Ceará e dando oportunidade aos editores do Estado exporem seus catálogos para o público visitante; 2) Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura, espaço destinado às editoras do Nordeste; 3)Editoras Universitárias, espaço conjunto para comercialização da produção acadêmica das editoras universitárias brasileiras e latinoamericanas; e 4) Espaço das Editoras Nacionais e Internacionais, em uma área destinada à exposição de livros de editoras nacionais e internacionais.

A X Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) com incentivo da Coelce e da Oi por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

– Crédito das fotos: Alex de Alencastro

• X Bienal Internacional do Livro do Ceará

Data: até o dia 18 de novembro de 2012

Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)

Horário de Visitação: das 9 horas às 22 horas

Entrada gratuita

*Toda a programação está sujeita a alterações

• Mais informações para a Imprensa sobre o assunto, falar com a AD2M Engenharia de Comunicação, empresa responsável pela assessoria de imprensa da X Bienal Internacional do Livro do Ceará.