Acervo Virgílio Távora encontra-se disponível para pesquisas

7 de julho de 2009 - 09:09

Acervo Virgílio Távora encontra-se disponível para pesquisas no Arquivo Público do Estado do Ceará

O Arquivo Público do Ceará é uma das mais importantes fontes históricas do Ceará. Localizado no Centro de Fortaleza (Rua Senador Alencar, 348, Centro), em edifício que antes fora o Solar Fernandes Vieira, é um equipamento cultural mantido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) que preserva correspondências, relatórios, ofícios, entre outros documentos que sublinham a memória do poder público e particular do Ceará.

Dentre muitos acervos importantes da casa, destaca-se o acervo Virígio Távora. Doado em 2000 pela família Távora ao Arquivo Público para custódia, todo o arquivo privado Virgílio Távora está à disposição do público pesquisador, sistematizado e organizado a partir de técnicas arquivísticas. Para usá-lo, basta marcar horário e buscar no “Inventário descritivo do Acervo Virgílio Távora”, instrumento de pesquisa organizado pelo equipamento.

Os documentos do Acervo Virgílio Távora abrangem o período de 1912-1988. Neles, é possível detectar as ações dos membros da família Távora, em acontecimentos históricos de repercussão nacional e local, como a Revolta dos Tenentes, Coluna Prestes e a Revolução de 1930 (Dr. Fernandes Távora, pai; Capitão Joaquim Távora; Marechais Juarez, Fernando; Desembargador Ademar Távora, tios.) No mesmo conjunto documental emerge a figura de Virgílio Távora: Na infância e vida militar (1926-1960); como político e administrador (1950-1988).

O acervo em pauta, franqueado ao público, é constituído de:

a) Documentos textuais – 110,32 metros lineares (Manuscritos, documentos impressos, telegramas, cartas, cartões, mapas, memoriais, recortes de jornais, etc.) arranjados em onze Séries (Correspondência Geral; Documentos Pessoais; Produção Intelectual; Ministério da Viação e Obras Públicas/MVOP; Organização Política Partidária; Secretarias do Poder Executivo; Câmara Federal; Senado Federal; Fundação dos Serviços Sociais do Estado do Ceará/FUNSESCE; Pastas com recortes de jornais, englobando setenta e uma Subséries);

b) Documentos audiovisuais (Slides, Rolos de filmes, Fitas de Vídeo, Fitas cassetes, Discos de vinil e em torno de 32.000 fotografias);

c) Objetos pessoais/ Virgílio Távora e esposa – 1.106 (Comendas e troféus, Condecorações, Medalhas, Espadins, Adaga, Flâmulas, Distintivo personalizado (Governador), Placa personalizada (Senador), Pastas/valises e colecionadores em couro e plástico, Bíblias Sagradas, Caixa de madeira para missivas, Quadro de madeira (consignação religiosa), etc.

d) A Produção Intelectual – constituída de textos, cartas telegramas, Conferências, discursos, pareceres, projetos, palestras, etc, compreende a vida política de Virgílio Távora, como Deputado Federal (1950 – 1958, 1967 – 1970); Ministro da Viação e Obras Públicas (1961); Governador do Estado do Ceará (1963 – 1966, 1979 – 1982); Senador da República (1971 – 1979, 1983 – 1988) quando faleceu.

Neste acervo, podem ser detectados registros sobre obras realizadas pelo titular: Eletrificação do Ceará, Planificação da economia com o PLAMEG I e II, ampliação de ferrovias, rodovias, medidas de combate às secas e desigualdades sociais, incentivo às telecomunicações e informática, implantação do sistema Pacoti – Riachão, em 1981, criação da PORTOBRÁS, dentre outros, que colocaram o Estado do Ceará no contexto “desenvolvimentista”.

Serviço:
Arquivo Público do Estado do Ceará – Rua Senador Alencar, 348, Centro. De segunda a sexta, 8h às 18h. Informações: 85-31012614.

para saber mais sobre o acervo do Arquivo Público, confira outros índices disponíveis na casa para pesquisa.