Sistema Estadual do Patrimônio Cultural (Siepac)

O Sistema Estadual do Patrimônio Cultural (Siepac) foi criado para articular a realização de ações organizadas para a preservação do patrimônio junto à sociedade civil, municípios, outros órgãos estaduais e os entes federados. O objetivo do Siepac é integrar políticas e desenvolver novos métodos para preservar o patrimônio.
 
Tem como diretrizes a Gestão Participativa, o Planejamento, o Ciclo de Planejamento, o Desenvolvimento Sustentável, a Gestão Cíclica, a Fiscalização e a Transparência Ativa.
 
A partir do Siepac, seremos capazes de construir uma rede de trocas, apoios e parcerias com o objetivo de proteger e estudar o patrimônio cultural cearense e brasileiro.
 
A gestão do siepac está organizada em uma Comissão Executiva composta por:

I – 2 (dois) representantes da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam), sendo o coordenador da Copam o gerente da Comissão;

II – 3 (três) representantes do Coepa, sendo 1 (um) do Poder Público e 2 (dois) da sociedade civil;

III – 1 (um) representante da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), que atue diretamente no campo do patrimônio e da memória;

IV – 1 (um) representante da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece);

V – 1 (um) representante do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura);

VI – 1 (um) representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
O grupo acima irá coordenar as demandas e ações do Siepac, além de aprovar o seu regimento interno.