Patrimônio Material

Theatro José de Alencar (foto Felipe Abud/Secult Ceará)

 

O Patrimônio Material é formado pelo conjunto de bens culturais, móveis e imóveis, que existem no país e contam com uma conservação feita por parte do interesse público. Sua vinculação está ligada a fatos memoráveis que fazem parte da história do Ceará por contar com um valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. Portanto, os Patrimônios Materiais podem ser classificados de algumas formas diferenciadas, como bens móveis ou imóveis, que contam com características distintas.

 

Os bens móveis são o mobiliário, as pinturas, as esculturas, os objetos artísticos e utilitários, os artefatos, em geral. A esta relação devem-se acrescentar os documentos de origem diversa, os livros, o material cartográfico, iconográfico, arqueológico etc.

 

Os bens imóveis são constituídos praticamente por obras construídas (obras de arquitetura, isoladas ou em conjuntos urbanos e cidades) e os sítios arqueológicos. Também participam desta categoria as obras integradas, isto é, pinturas, esculturas, mobiliário, enfim, todas aquelas aplicadas nos edifícios, irremovíveis, sob pena de descaracterização espacial ou estética do bem cultural construído.

 

Fonte: CASTRO, José Liberal de. Preservação do Patrimônio Cultural. Revista do Instituto do Ceará, Fortaleza, p. 104. 2008.